quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Resultado da enquete - O ensino religioso deve ser adotado pelas escolas públicas brasileiras?

Dia 16 de outubro lançamos uma enquete no boletim onde os leitores opinaram em conjunto com os membros de nossa comunidade no Orkut (Clique aqui para fazer parte de nossa comunidade, caso desejar).

Questionamos sobre a lei aprovada pelo senado entre o Presidente Lula e a Santa Sé, que consiste na implantação do ensino religioso em todas as escolas públicas do Brasil.

O resultado final obtido foi:

· 70% das pessoas que participaram responderam “Sim! Concordo e Apoio!”
· 25% responderam “Sim. O quanto antes."
· 5% responderam “Mais ou menos. Tenho algumas ressalvas.”
· 0% responderam “Não. Não concordo com a iniciativa.”

A grande maioria acredita que esta iniciativa vai resgatar o bom costume do ensino religioso na formação das crianças e jovens e que é importante ensiná-las desde pequenas, para que aprendam a conhecer a religião e a Deus desde cedo.

E você o que pensa a respeito? Deixe seu comentário

9 comentários:

penha disse...

quanto mais rapido mehor

PAZ disse...

Eu vejo que tem que ser um enssino com muito esclarecimento dentro da religião, porque as pessoas não estão segundo as doutrinas religiosa ou não estão apredendo nada. Temos que ter muito cuidadocom o enssino religioso.

ANTONIA disse...

Sim concordo plenamente a volta do ensino religioso às escolas.

Porém há muitas controvérsias:
as escolas não estão equipadas,
para esta grande demanda.

Hoje o que lidera mesmo é o grande número de protestantes, e as escolas não ficam de fora não.

Na escola onde trabalho, por ex:guando havia este ensino,
a pessoa que lecionava era ESPÍRITA, vai ensinar o que da nossa doutrina?
Abraço.

Anônimo disse...

Lendo os comentários postados acima, entendo que deveríamos dar prioridade ao ensino da lingua portuguesa. Além disso, o texto que tenta explicar algo sobre a referida Lei está muito mal redigido, pois quando explica que "(...) lei aprovada pelo senado entre o Presidente Lula e a Santa Sé (...)" fica parecendo que o Senado, o Presidente e a Santa Sé reuniram-se para aprovar uma Lei.

Solange disse...

A verdade é que: o Ensino Religioso jamais deveria ter sido retirado das escolas. Me lembro bem de quando eu estudava 4ª ou 5ª série e os irmãos Maristas vinham cantar para nós aquelas músicas com letras lindas que nos fazem refletir as coisas boas como o amor ao próximo, o respeito pelos colegas e a obediência por pai e mãe que infelizmente vemos desaparecer a cada dia. A palavra respeito parece que já não existe mais no dicionário de muitos jovens atuais. Não existia tanta indiferença como existe hoje, o amor era lembrado sempre através do Ensino Religioso, o compromisso de cristãos era reavivado entre católicos ou de qualquer outra religião.
Penso que brigar pela questão religiosa nos dias atuais (não desmerecendo-a) é menos importante que brigar "pelo cristianismo", pois quase não se vê e nem se ouve a juventude falando que foi na catequese ou na missa, uns até sentem vergonha de dizer caso tenham ido, mas falar na balada ou relatar sobre a briga que houve no calçadão sábado a noite comentam naturalmente.

Solange disse...

Lembrando para alguns que este espaço é dedicado para postar seu comentário 'apenas' sobre a enquete e não para "reparar" ou comentar sobre os erros de português dos demais colegas.
"Respeitar o próximo" era uma das coisas ensinadas em sala de aula quando existia a disciplina chamada "Ensino Religioso".
Tempo aquele que me faz desejar ter de volta nas escolas o Ensino Religioso com "urgência".

PAZ disse...

Eu sou catolico, mas confesso que só aprendi a ler e conhecer a bíblia e saber algo sobre a bíblia, quando cai em enfermo, um frequentador da doutrina espirita me oriento a ler abíblia e disse que eu tinha que conhecer a palavra de deus e passei a ler a bíblia, edepois ele me falou as controversia que tem dentro dos nossso sescritos, se passarmos observar e examinar palavra que cristo nos disse iremos ver que tem coisa que nem deus mandou falar e nem Jesus disse. Infelizmente temos que examinar ferrenamente porque ela foi escrita por homens em determinada épocas diferentes, por isto que temos que cobrar muito dos nossos catolicos,porque leiem pouco, e pouco sabem as leituras da bíblia e as interpretação dela.

PAZ disse...

Que a paz do sr. Jesus eteja sempre com todos os nós.

PAZ disse...

Estamos num mundo em que as pessoas estão cada vez mais se distanciando de deus. A violência reinado e as maldades imperando, tudo isto dentro do ser humano, meu deus até onede iremos ver estas misérias dentro dos seres humanos?