sexta-feira, 3 de julho de 2009

Por que estudar a Religião?

As mesmas razões que provam que a alma é imortal provam também que ela será eternamente feliz no Céu, ou eternamente desgraçada no inferno. A vida presente, com efeito, é o tempo da prova; e a vida futura é a meta, o término aonde deve chegar o homem inteligente e livre.

Depois da morte já não haverá tempo nem para o mérito nem para o demérito, nem haverá lugar para o arrependimento. Por conseguinte, os bons permanecerão sempre bons, e os maus sempre maus. É justo, pois, que sejam eternos também a recompensa dos primeiros e o castigo dos segundos.

A imortalidade do Céu e do Inferno

Deus ama necessariamente o justo, e é amado por ele. Por que, pois, se há de matar esse amor, posto que o justo permanecerá sempre justo? De outro lado, a felicidade da vida futura deve ser perfeita, e não seria perfeita uma felicidade que tivesse fim. Logo, o prêmio do justo deve ser eterno.

Análogas considerações provam que o castigo do culpado deve ser eterno. A alma penetra na vida futura no estado e com os afetos que tinha no momento da morte; e este estado e afetos são irrevogáveis, porque as mudanças não podem pertencer senão à vida presente, que é uma vida de prova, passada a qual todo ser fica fixado para sempre.

O culpado persevera, pois, no mal: permanece eternamente culpado, e não cessa assim de merecer o castigo. “A árvore fica onde caiu: à direita, se caiu à direita; à esquerda, se à esquerda”.

__________
* Tradução de trechos do livro La Religión Demostrada, do Padre P.A. Hillaire, Editorial Difusión, Buenos Aires, 8ª edição, 1956, pp. 67-68.

Fonte: Catolicismo

2 comentários:

Gentil disse...

E sem dúvidas todos nós além de estudarmos a religião devemos, em todo os momentos sermos piedosos, caridosos e nos espelhar em Cristo. E muitos de nós católicos somos desleixados ao ponto de só lembrar de Deus nos momentos difíceis de dor ou financeiros. Não podemos deixar de vigiar nunca e não cairmos na ilusão dos ateus e muitos dos nossos "irmãos separados" que pensam que lendo a biblia estarão perdoados de seus pecados já comitidos e também dos futuros. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Salve Maria!

Maria da penha disse...

muito boa a explicação,eu as vezes ficava pensando, que forma tem a alma, após a morte, criança ou na forma que passou, e agora não tenho mais nenhuma dúvida, o bom é saber que pessoas que passaram e deixaram saudades, estão bem, como Reges Negrelli, que nos mostrou enos fes conhecer o sagrado Coração de Jesus, e com certeza orando por nós,assim como oramos por ele todos os dias, grata pela informação, fiquem com deus.