quinta-feira, 14 de maio de 2009

Santa Teresinha, a desconhecida: Um "furacão de glória" - parte VI

Até Prefeito socialista reconhece...

O clima de perseguição religiosa de fins do século passado, contribuíram para fazer desabrochar em sua alma apelos de guerreiro e de cruzado, de zuavo pontifício e de mártir, que tanto entusiasmaram Doutor Plinio.

O ambiente ultramontano daquele período a marcou. Já em sua infância, o ambiente de lutas político-religiosas em Lisieux era violento e polêmico.

No "Le Normand", jornal monarquista de Lisieux, seu tio Guérin terçava armas contra Henry Chéron, fundador do "Le Progrès lexovien", -- republicano, socialista e anti-clerical -- em torno dos grandes temas polêmicos da época: defesa do Papado, laicismo, monarquia ou república, ou ainda o affaire Dreyfus.

"Quem diz republicano diz adversário da Igreja, e quem diz adversário da Igreja diz republicano", resume assim o clima de Lisieux nessa época o Pe. André Deroo (15).

A peregrinação a Roma -- largamente comentada pela imprensa francesa quanto pela italiana -- da qual participou Santa Teresinha para obter de Leão XIII licença para entrar no Carmelo aos 15 anos, era de cunho ultramontano.

Durante essa peregrinação, a pequena Teresa, aos 14 anos, descobre e compreende a importância da inter-relação dos problemas políticos e religiosos.

"A maioria dos católicos franceses é monarquista, contra a República, vigorosamente contra a maçonaria", comenta D. Guy Gaucher (16).

Doutor Plinio comentava que, em tal contexto, é fácil compreender que na primeira metade do século XX o Carmelo de Lisieux tenha sido um assinalado bastião das direitas, sob a égide de Madre Inês de Jesus, irmã da Santa, até sua morte, ocorrida em 1951.

Henry Chéron, o incorrigível líder socialista, diversas vezes ministro da República, fora em sua juventude empregado da farmácia do tio de Santa Teresinha, Isidore Guérin.

Naquela época, ele não podia imaginar que, mais tarde, enquanto prefeito da cidade, determinaria a abertura de uma larga avenida, que daria acesso à Basílica de Santa Teresa de Lisieux! Aquela mesma menina para quem tocava ele acordeão aos domingos, nos fundos da farmácia de seu tio!...

Oh, grande Henry Chéron, sic transeat gloria mundi! (assim passa a glória do mundo!). Hoje, quem conhecerá Henry Chéron, se não folhear alguma biografia especialiazada de... Santa Teresinha?! E, quem, na face da Terra, desconhece a pequena Teresa de Lisieux?

Assim, melhor se aquilata o ultraje lançado pela atual prefeita socialista da cidade, Yvette Roudy. Sim, Lisieux tem hoje uma administração socialista! A prefeita declarou constituir a desgraça para Lisieux o fato de ter colado a seu nome o de Santa Teresinha!

"Que sabe o geral dos homens sobre Cirene, senão que era a terra de Simão?", escreveu em sua já renomada Via-Sacra o Doutor Plinio.

Excetuando-se os franceses, poderíamos parafraseá-lo: "O que sabe o geral dos homens sobre Lisieux, senão que era a terra de Santa Teresinha"? Agrade ou não a Mme. Roudy, ela é a grande, a imensa glória de sua cidade!

Notas:

15. "Lumières sur Ste Thérèse de l'Enfant Jésus et la famille Martin", Abbé André Deroo, Téqui, Paris, 1974, p. 64

16. Guy Gaucher, op. cit. p. 78

Fonte: Catolicismo

4 comentários:

Anônimo disse...

Santa Terezinha das Rosas, derrame pétalas de rosas cheias de bençãos sobre minha amiga Norma, faça com que ela volte a falar comigo, não consigo saber o que aconteceu para tanta indiferença, fomos amigas quase irmãs durante tantos anos, a senhora sabe quanto isso dói o meu coração, faça com que ela volte a ser aquela amiga de antes.Ponha uma luz no caminho dela para ela enxergar o quanto eu gosto dela.

amarantereistorres disse...

Santa Teresinha, estou fazendo a novena e venho aqui reforçar meu pedido. Pedido este, cheio de fé e certeza de que será atendido. Peço por meus dois filhos para que consigam a graça de passar nos concursos para os quais estão estudando.Quero, em nome de Jesus Cristo que a senhora os abençõe com a glória de passarem, os dois, nas provas do EPcar 2009. Sta Teresinha do manino Jesus, rogai por nós! Amém!

Anônimo disse...

Minha SAnta Teresinha,derrame sobre mim e meu ex marido pétalas de rosa para que ele acorde dessa vida que ele esta levando ao lado dessa mulher que usou de tudo para tira-lo de mim.
Confio em ti e sei que me fará alcansar essa graça!
Amém!!!!!!!!1

Anônimo disse...

Santa Terezinha que eu amo muito me ajude com essa graça fazei que eu consiga que ele me ajude e não mande adiante em frente pare nele,que ele consiga resolver tudo por lá...obrigada por tudo...confio muito na Senhora..