domingo, 31 de maio de 2009

DOMINGO DE PENTECOSTES


A preparação para a festa de Pentecostes, compreende o período entre o Domingo da Ascensão até o Domingo de Pentecostes. É o fim do tempo da Páscoa.

Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo sobre os apóstolos e toda a Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito Santo foi enviado sobre os apóstolos.

A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).

No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico.

Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.


Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.

O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo.

Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja Católica e sua vocação para a missão universal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que os dons do Espírito Santo sejam derramados sobre todos nós. Deus abençoe a todos. Amém.

Anônimo disse...

OH!ESPIRITO SANTOS DE DEUS, que o vento sopre forte e junte todas as famílias e as chamas de fogo repreenda e queime todo o mal que separa as famílias; esposo da esposa, filhas(os) dos pais. Derrame ESPIRITO SANTO tuas BENÇAOS SOBRE AS FAMILIAS EM TODO MUNDO. LOUVADO SEJA O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. PARA SEMPRE LOUVADO. AMÉM, AMÉM E AMÉM.
NbSs recife,01/06/09