quarta-feira, 22 de abril de 2009

Uma Santa Teresinha pouco conhecida - parte IV

A figura de Santa Teresinha do Menino Jesus foi especialmente deformada pela má iconografia.

Rosas, sorrisos, sentimentalismo inconsistente, vida suave, despreocupada, ossos de açúcar cândi e sangue de mel, eis a idéia que nos dão da grande, da incomparável Santinha.

Como tudo isto difere do espírito vasto e profundo como o firmamento, rutilante e ardente como o sol, e entretanto tão humilde, tão filial, com que se toma contato quando se lê a "História de uma alma"!

Nossos dois clichês apresentam por assim dizer duas "Teresinhas" diversas e até opostas uma à outra.

A primeira, nada tem de heróico: é a Teresinha insignificante, superficial, almiscarada, da iconografia romântica e sentimental.

A segunda é a Teresinha autêntica, fotografada, que tem sua fisionomia marcada pela paz profunda das grandes e irrevogáveis renúncias.

Os traços têm uma nitidez, uma força, uma harmonia que só as almas de uma lógica de ferro possuem.

O olhar fala de dores tremendas, experimentadas no que a alma tem de mais recôndito, mas ao mesmo tempo deixa ver o fogo, o alento de um coração heróico, resolvido a ir por diante custe o que custar.

Contemplando esta fisionomia forte e profunda, como só a graça de Deus pode tornar a alma humana, pensa-se em outra Face: a do Santo Sudário de Turim, que nenhum homem poderia imaginar, e talvez nenhum ouse descrever.

Entre a Face do Senhor Morto, que é de uma paz, uma força, uma profundidade e uma dor que as palavras humanas não conseguem exprimir, e a face de Santa Teresinha, há uma semelhança imponderável mas imensamente real.

E o que há de estranhável em que a Santa Face tenha impresso algo de Si no rosto e na alma daquela que em religião se chamou precisamente Teresa do Menino Jesus e da Santa Face?


Por Luis Carlos Azevedo
Fonte:Catolicismo

Leia mais sobre Santa Teresinha do Menino Jesus

7 comentários:

aninha disse...

Senhor coloco meu nome e de meu marido pois confio em vosso poder de cura e libertação.liberta Senhor meu marido Elineudo Rodrigues de Oliveira de todo vicio das drogas,de toda bruxaria,macumbaria feita por pessoas q fizeram parte de sua vida,liberta-o tb Senhor dessa raiva q ele sente da mãe.Cura-nos Senhor.
Amém.
Ana Célia Nascimento de Moura.
Elineudo Rodriguês de Oliveira.
Emanuelly Victória Nascimento de Moura.
Cuida da minha familia Jesus.
Amém.

Anônimo disse...

Santa Terezinha do Menino Jesus é própria paz em forma de santa,que Deus nos dê a sabedoria para alcançar esta paz em nosso coração.Peço por minha filha e meu marido e pelas almas de meus pais .
PAZ E BEM A TODOS NÓS.

Anônimo disse...

Santa Teresinha do Menino Jesus, fazei com que eu consiga dar conta de todos os gastos para manter a minha família e pagar todas as dívidas de minha filha. Fazei com que eu consiga prover o sustento de minha família.

Anônimo disse...

Santa Teresinha do Menino Jesus, te peço pelas minhas filhas, especialmente pela Carolina, que está passando por maiores dificuldades, e te peço que intercedas ao Pai para que eu consiga ajudá-la e manter minha família toda em harmonia. Santa Teresinha prreciso ajudar minha filha a pagar suas contas e preciso continuar a manter a casa sozinha. Intercede a Deus para que meu marido consiga os meios para me ajudar no provimento das necessidades da família. Amém.

Anônimo disse...

SANTA TERESINHA....MINHA ADVOGADA.. TANTAS GRAÇAS E BÊNÇÃOS RECEBIDAS QUE NÃO TENHO PALAVRAS PARA COLOCAR NESTE ESPAÇO. vOS SABES DAS MINHAS AFLIÇÕES, PREOCUPAÇÕES E TEMORES. MAS TENHO A CERTEZA QUE TUDO ESTA EM SUAS MÃOS, INTERCENDO POR MIM E MINHA FAMÍLIA. MUITO OBRIGADO MINHA ADVOGADA DE TODOS OS DIAS E TODAS AS HORAS

Célia Monteiro disse...

Obrigada Santa Terezinha pela graça recebida de ter conseguido internar meu marido por dependencia quimica e hoje ele está bem, trabalhando e continuo pedindo que o mantenha longe das drogas e que nao tenha nenhuma recaida..Tenho muita Fé Minha Mae Querida que continuará nos ajudando nessa batalha.

Célia Monteiro disse...

Pelos meus filhos, neto e toda minha familia que Sta Terezinha nos cubra de bençãos com muita saude e prosperidade e que com muita harmonia superemos as dificuldades, que minha filha consiga sair das dificuldades financeiras