quinta-feira, 16 de abril de 2009

Uma Santa Teresinha pouco conhecida - parte I

A Santa do sorriso e da chuva de rosas que tinha alma de cruzado

A 10 de outubro, a Liturgia da Igreja celebra a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, "a maior santa dos tempos modernos", no dizer do Papa São Pio X.

Nela, a doçura, a pequenez e a misericórdia que encantam, embevecem e tanta paz infundem nos espíritos, se harmonizam admiravelmente com os traços de alma de uma autêntica guerreira que "morreria num campo de batalha, de armas na mão!" (1), conforme suas próprias expressões.

Os desejos de alma da Santa tocam ao infinito. Ela quer ser guerreira, ser sacerdote, ser apóstolo, doutor da Igreja, mártir; sente ela em sua alma a coragem de um cruzado, de um zuavo pontifício, ela quer morrer num campo de batalha em defesa da Igreja.

Uma só missão não lhe bastaria. Quereria ao mesmo tempo anunciar o Evangelho nos cinco continentes, e até nas ilhas mais remotas: "Jesus, Jesus - dizia - se eu quisesse escrever todos os meus desejos, teria que emprestar teu livro da vida; eu quereria ter realizado todos esses feitos por Ti .... "(2)

NOTAS:
1. Poésies de Sainte Thérese de l'Enfant-Jésus, Mes armes, de 25 de março de 1897, Office Central de Lisieux, 1951.
2. Manuscrits Autobiographiques. dedicado à Madre Maria do Sagrado Coração, Office Central de Lisieux, 1956, folio 4 t'.



Por Luis Carlos Azevedo
Fonte: Catolicismo

4 comentários:

Anônimo disse...

SANTA TERESINHA EU VOS AGRADEÇO E PEÇO SAUDE, PAZ E HARMONIA PARA MEU LAR. E SE FOR PARA NOSSO BEM QUE EU E PACELLI VIAJEMOS HOJE PARA JOÃO PESSOA, AMEM

mesquita disse...

Agadeço a Santa Teresinha, pela graça alcansada em 01 de Abril no processo.amem

Alice disse...

Agradeço a Santa Teresinha do Menino Jesus, pela vida do meu neto , que foi preservada devido a sua intercesão juntamente com a intercessão de N. sª das Graças. Muito obrigada, sei que vocês intercederam a Jesus pela vida dele. Muito obrigada!

Maria Cristina disse...

Quero relatar algo que me surpreendeu. Nas últimas novenas que tenho feito a Santa Teresinha, a confirmação chegou a mim por meio de rosas lindíssimas, recebidas por email. Na semana passada, conversando com uma pessoa amiga, fiz o seguinte comentário: "Por que será que Santa Teresinha não tem me dado rosas de verdade?". A resposta de minha amiga: "Santa Teresinha acompanha a evolução da tecnologia!" Até me lembrei de que ela teria ficado mesmo deslumbrada com os elevadores, que eram novidade na sua época. O incrível veio no Domingo de Páscoa: após o término da celebração, ganhei uma rosa linda, cor de rosa, que havia feito parte da ornamentação da igreja. Na hora me lembrei de meu comentário, feito naquela mesma semana. A emoção foi indescritível!!!Amo e sempre amarei Santa Teresinha!
Maria Cristina