sábado, 14 de março de 2009

Sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus - 4

(Extratos do "Directório sobre a Piedade Popular", da Congregação para o Culto Divino. Vaticano, Dezembro de 2001)


167. Como o têm lembrado freqüentemente os Romanos Pontífices, a devoção ao Coração de Cristo tem um sólido fundamento na Escritura. Jesus, (...) apresenta-se a si mesmo como mestre “manso e humilde de Coração” (Mt. 11, 29). Pode dizer-se que a devoção ao Coração de Jesus é a tradução em termos cultuais do reparo que, segundo as palavras proféticas e evangélicas, todas as gerações cristãs voltaram para aquele que foi atravessado (cfr. Jo. 19, 27; Zc. 12, 10), isto é, o costado de Cristo atravessado pela lança, do qual brotou sangue e água, símbolo do “sacramento admirável de toda a Igreja”.

O texto de São João que narra a ostentação das mãos e do costado de Cristo aos discípulos (Cfr. Jo. 20, 20) e o convite dirigido por Cristo a Tomás para que estendesse a sua mão e a introduzisse no seu costado (Cfr. Jo, 20 27), tiveram também um influxo notável na origem e no desenvolvimento da piedade eclesiástica ao Sagrado Coração.


168. Estes textos, e outros (...) foram objeto de assídua meditação por parte dos Santos Padres que desvendaram as riquezas doutrinais e com freqüência convidaram aos fiéis a penetrar no mistério de Cristo pela porta aberta de seu costado. Assim, santo Agostinho diz: “A entrada é acessível: Cristo é a porta. Também se abriu para ti quando o seu costado foi aberto pela lança. Lembra o que dali saiu; portanto olha por onde podes entrar. Do costado do Senhor pendurado que morria na Cruz saiu sangue e água quando foi aberto pela lança. Na água está a tua purificação, no sangue a tua redenção.”

4 comentários:

Anônimo disse...

Senhor coloco no seu coração misericordioso,todas as minhas dificuldades,dividas,meu desemprego,um futuro estagio e trabalho para Tatiana Kimie Pereira Goto,e toda a minha familia, amigos e parentes e suas necessidades.E por todos os enfermos.Que seja feita a vontade de Deus.Amem.Obrigada

Anônimo disse...

Senhor coloco no seu coração misericordioso,todas as minhas dificuldades,dividas,meu desemprego,um futuro estagio e trabalho para Tatiana Kimie Pereira Goto,e toda a minha familia, amigos e parentes e suas necessidades.E por todos os enfermos.Que seja feita a vontade de Deus.Amem.Obrigada

bruno disse...

senhor coloco no seu coraçao misericordioso que todas as coisas minha q eu tenho feito de errado prejudicado muita gente pesso agora nesse momento com o senhor q reze por mim e tbm reze pelo meu tio senhor q ta com cancer jesus ajude ele faça tira ah doença jejus eu dou ah minha alma por ele jejus salva ele das coisas ruins eu ti pesso jejus por favor me ajude e ajude ele e todas as minhas familias...obrigado jejus pela sua atençao por mim muito obrigado....amem

Anônimo disse...

PEÇO AO SENHOR SUA GRAÇA,QUE ABENÇÕE MINHA CASA, MINHA FAMILIA, MEU NAMORADO E MEU EMPREGO.E TAMBÉM GOSTARIA DE LHE PEDIR COMO SUA FILHA QUE TE AMA, QUE MEUS PAIS ACEITASSEM MEU NAMORO JA FAZ 2 ANOS QUE NAMORO MAS CONTRA A VONTADE DELES... OBRIGADO MEU SENHOR... DESDE JA FICO MUITO GRATA COM SUA BENÇÃO... AMÉM...