quinta-feira, 12 de março de 2009

Sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus - 3

(Extratos do "Directório sobre a Piedade Popular", da Congregação para o Culto Divino. Vaticano, Dezembro de 2001)

171. As formas de devoção ao Coração do Salvador são muito numerosas; algumas têm sido explicitamente aprovadas e recomendadas pela Sé Apostólica. Entre elas devem ser lembradas: A Consagração pessoal, que, segundo Pio XI, “entre todas as práticas do culto ao Sagrado Coração é sem dúvida a principal”; a Consagração da família (...); as Ladainhas do Sagrado Coração de Jesus (...); o Ato de Reparação (...); a prática das Nove Primeiras Sextas-feiras (...).

É preciso, porém, que se instrua de maneira conveniente os fiéis: sobre o fato de que não se deve pôr nesta prática uma confiança que se converta em vã credulidade que, na ordem da salvação, anule as exigências absolutamente necessárias de Fé operante e do propósito de levar uma vida conforme ao Evangelho; sobre o valor absolutamente principal do domingo, a “festa primordial”, que deve caracterizar-se pela plena participação dos fiéis na celebração eucarística.


173. A piedade popular tende a identificar uma devoção com a sua representação iconográfica. Isto é algo normal, e tem sem dúvida elementos positivos, mas pode dar ensejo a certos inconvenientes: (...) imagens ás vezes adocicadas, inadequadas para manifestar o conteúdo teológico robusto, não favorecem a aproximação dos fiéis ao Mistério do Coração de Jesus. (...)

4 comentários:

Anônimo disse...

Senhor coloco no seu coração misericordioso,todas as minhas dificuldades,dividas,meu desemprego,um futuro estagio e trabalho para Tatiana Kimie Pereira Goto,e toda a minha familia, amigos e parentes e suas necessidades.E por todos os enfermos.Que seja feita a vontade de Deus.Amem.Obrigada

Anônimo disse...

Senhor coloco no seu coração misericordioso,todas as minhas dificuldades,dividas,meu desemprego,um futuro estagio e trabalho para Tatiana Kimie Pereira Goto,e toda a minha familia, amigos e parentes e suas necessidades.E por todos os enfermos.Que seja feita a vontade de Deus.Amem.Obrigada

Anônimo disse...

Senhor coloco no seu coração misericordioso,todas as minhas dificuldades,dividas,meu desemprego,um futuro estagio e trabalho para Tatiana Kimie Pereira Goto,e toda a minha familia, amigos e parentes e suas necessidades.E por todos os enfermos.Que seja feita a vontade de Deus.Amem.Obrigada

Anônimo disse...

Senhor coloco no seu coração misericordioso,todas as minhas dificuldades,dividas,meu desemprego,um futuro estagio e trabalho para Tatiana Kimie Pereira Goto,e toda a minha familia, amigos e parentes e suas necessidades.E por todos os enfermos.Que seja feita a vontade de Deus.Amem.Obrigada