sábado, 7 de março de 2009

Origem do Escudo do Sagrado Coração de Jesus

A partir do século XVIII difunde-se a prática piedosa de levar uma pequena imagem do Sagrado Coração de Jesus. Manifesta-se desse modo o próprio desejo de pertencer ao Sagrado Coração e de se manter sob a sua proteção.

Santa Margarida Maria incita, em Março de 1686, à Madre de Saumaise, superiora do Mosteiro de Dijon, a que reproduza em grande quantidade uma imagem do Coração de Jesus:

“Sinto-me ainda impelida de vos dizer da Sua parte, que Ele deseja que se faça uma lâmina da imagem deste Sagrado Coração a fim de que todos os que Lhe queiram render homenagens particulares possam ter imagens em suas casas e também mais pequenas para levar consigo.”

E este veio a ser o Escudo do Sagrado Coração de Jesus, que ainda nos dias de hoje é distribuido pela Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus. Saiba como receber este Escudo em sua casa.

A Bem-aventurada Anne-Madeleine Rémuzat, continuadora da obra de Santa Margarida Maria, estimulou o uso piedoso da estampa do Sagrado Coração por ocasião de uma peste terrivelmente mortífera em Marselha, França, em 1720.

Sobre um pedaço de tecido oval, a imagem do Coração de Jesus, encimada por uma Cruz, queima de amor por cada um de nós. A coroa de espinhos circunda o Coração ferido pelos pecados. Em torno inscreve-se esta frase:

“Alto! O Coração de Jesus está comigo. Venha a nós o Vosso Reino!”

E, após ter atravessado os séculos, esta proteção do Sagrado Coração de Jesus chegou até você.


2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é a história que sempre conheci do escudo do sagrado coração era outra, era a de um soldado que levava no peito o escudo bordado pela mãe e que o protegeu de um tiro durante a batalha, mas agora estou com duvida ou sera que a historia do soldado foi depois, quem pode me tirar essa duvida?

Anônimo disse...

gostaria de fazer o pedido do escudo do sagrado coraçao de jesus porem o site de cadastro nao abre grato