sexta-feira, 13 de março de 2009

O Anjo da guarda é menos inteligente do que o Demônio?

A Igreja ensina que Deus criou os anjos como seres superiores ao homem. Espíritos puros que possuem uma lúcida inteligência e grande poder, eles ultrapassam, por natureza mesmo os mais talentosos dos homens.

Como consequência de sua revolta, os anjos caídos perderam a sua força, mas não a sua inteligência ou poder. De acordo com a Sua Divina Providência, Deus restringe suas atividades, que o espírito das trevas explora a disfarçar-se de modo que ele pode seduzir os homens.

Nossa primeira foto é um exemplo a essa apresentação do demônio. mas no entanto, mantêm-se muito superiores ao homem, por natureza.

Assim, a Igreja sempre apresenta o demônio como um ser inteligente, sagaz, esperto e poderoso , embora cheio de malícia em todos os seus projetos.

Ela ainda mostra sua imagem de uma criatura com encanto cativante, refletindo as qualidades.

Diabólico e sagaz, astuto com uma psicologia penetrante e cheio de malícia, o demônio sugere, em sua forma, pensamentos de perdição para o Dr. Fausto.

Esta é a clássica imagem do diabo. Nós dificilmente podemos imaginar o contrário. No entanto, como são retratados fielmente os anjos hoje?

Eles são mostrados como bem-intencionados, felizes e seres inocentes.

Isto está em conformidade com a sua eminente santidade, bem-aventurança e pureza. No entanto, tais representações por falta de equilíbrio enfatizando a bondade e a pureza dos anjos fiéis, não transmitem sua admirável inteligência, força e majestade.

Em vez disso, eles muitas vezes são pintados como criaturas fracas, sem sinal de coragem.

A segunda foto mostra uma criança atravessando uma ponte vacilante. Um anjo guardião a está protegendo. Naturalmente, a idéia de uma criança prosseguindo na sua caminhada carinhosamente guardada por um príncipe celeste é bastante comovente.

Ainda assim, se prestar mais atenção a este príncipe, especialmente o seu rosto, nele não está faltando a força, inteligência e agilidade adequada a sua natureza angelical, como em todos os desenhos que retratam o Príncipe das Trevas?

Examine o corpo do anjo na pintura. Compáre-o ao ágil e vigilante demônio. Poderia ser o contraste mais afiado? Faz sentido?

Por insistência representam o demônio como inteligente, alegre e capaz, e os bons anjos como macios, inexpressivos e quase insensatos, que impressão é essa transmitida para o público?

Aqui vemos um exemplo de que o romantismo ainda continua a prevalecer profundamente ao longo de muitos anos nos ambientes religiosos.

10 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA!!! TENHO ESSA FOTO COLADA NA SEPULTURA DE MINHA FILHA QUE FALECEU COM 6 ANOS E MEIO NO ANO DE 1992. FIQUEI CHOCADA COM ESTE TEXTO POR SER EXATAMENTE A FOTO QUE ESCOLHI POIS NAO ESTAVA PREPARADA PARA COLOCAR UMA FOTO DE MINHA FILHA. A FOTO DE ANJO SE TRATA DE UM DEMONIO OU UM ANJO VERDADEIRO? DEVO TROCAR E COLOCAR UMA FOTO DE MINHA FILHA? POR FAVOR!! NAO DEIXE DE ME RESPONDER OK.OBRIGADA. SANDRA MARIA

www.asc.org.br disse...

Sandra,

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Com relação a sua dúvida, não precisa trocar a foto pois trata de um anjo. Mas se desejar trocar a fotografia, sugiro que coloque uma de São Miguel Arcanjo.

Atenciosamente,

ASC.

www.asc.org.br disse...

Anônimo,

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na matéria o que está em questão é que os demônios são representados como "inteligente, alegre e capaz, e os bons anjos como macios, inexpressivos e quase insensatos" os Anjos bons deveriam ser representados como combatentes de Deus, firmes e fortes não como o aspecto "romântico".

Atenciosamente,

ASC

Anônimo disse...

Para sempre o Senhor Jesus Cristo seja louvado.

Obrigada pelo esclarescimento, é q quando vi a matéria e o comentário anterior ao meu, fiquei sem entender direito.

obrigada

Anônimo disse...

boa tarde, eu só não entendir o seguinte, o rosto do anjo e na pintura do seu corpo é um anjo do mal, é isso é?
E aquele anjo que tem nos quadros de anjo da guarda também é do mal, é issi é?

www.asc.org.br disse...

Anônimo,

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Esclarecendo a sua dúvida, não é que o rosto e a pintura de seu corpo represente um anjo mal. Representa um anjo bom, porém um anjo 'mole' que não tem combatividade nenhuma.

Atenciosamente,

ASC

Anônimo disse...

Não acho que o aspecto de docilidade diminua o vigor...não conheço ninguem ,mais doce do que Jesus e seu olhar doce faz o inferno tremer...

Anônimo disse...

Que Jesus seja sempre louvado, Anjos são Anjos , seres humanos não sabem como retratá-los com fidelidade,pois os sentimentos e medos humanos interferem na arte.Só perceberá seu Anjo e o tanto que ele o protege e ajuda se estiver atento e agradecido pelo que recebe.Dê amor e receberá amor.

Anônimo disse...

Não entendir, quando falava do demonio e do anjo, seria um demonio atraz da criança para confudir nós fiéis como posso tirar mnhas duvidas a respeito desse fato nao consigo tirar conclussão exata nesse texto, por favor não deixe de mim responder.
obrigada.
Gleysse

www.asc.org.br disse...

Gleysse,

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Com relação a sua pergunta pedimos a gentileza de enviar um e-mail para asc@asc.org.br que estaremos esclarecendo a sua dúvida.

Atenciosamente,
ASC