domingo, 29 de março de 2009

Nossa Senhora Mãe do Sagrado Coração



Se há uma época para cuja miséria só pode existir esperança de remédio no Sagrado Coração de Jesus, esta é a nossa.

Inútil seria atenuar a enormidade dos crimes que por toda a parte pratica a humanidade em nossos dias. Disse Pio XI, em uma de suas Encíclicas, que a degradação moral do mundo contemporâneo é tal que o coloca na iminência de se ver precipitado, de um momento para outro, em condições espirituais mais miseráveis do que aquelas em que se encontrava quando veio ao mundo o Salvador.

A vista de tantos crimes sugere naturalmente a idéia da vingança divina, e quando olhamos para este mundo pecador, gemendo nas torturas de mil crises e de mil angústias, e que a despeito disso não se penitencia; quando consideramos os progressos assustadores do neopaganismo, que está nas vésperas de ascender ao governo da humanidade inteira; quando vemos, por fim, a pusilanimidade, a imprevidência, a desunião daqueles que ainda não se bandearam para o mal, nosso espírito se apavora na previsão das catástrofes que acumula sobre si própria a impiedade obstinada desta geração.

O quadro contemporâneo não é senão este: de um lado uma civilização iníqua e pecadora, e de outro lado o Criador empunhando o açoite das punições divinas.

* * *
Não haverá, então, para a humanidade, outro desfecho nos dias de hoje, senão desaparecer em um dilúvio de lama e de fogo?

Não se poderá esperar para ela outro futuro neste século senão um ocaso ignominioso, em que a impenitência final será castigada pelos flagelos supremos, prenunciados pela Escritura como indícios do fim do mundo?

Se Deus deixasse agir exclusivamente Sua Justiça, sem dúvida.

E nem sabemos se em tal caso o mundo teria chegado até o XXI século de nossa era. Mas como Deus não é apenas justo, mas também misericordioso, não se fechou ainda para nós a porta da salvação.

Se não há catástrofes que não deva temer uma humanidade impenitente, não há misericórdias que não possa esperar uma humanidade arrependida.

Basta que o pecador, ainda que no fundo do abismo, se volte para Deus com um simples início de arrependimento eficaz, sério e profundo, que ele encontrará imediatamente o socorro de Deus, que nunca se esqueceu dele.

A misericórdia de Deus beneficia o pecador até mesmo quando a Justiça divina o fere de mil desgraças no caminho da iniqüidade.

* * *

Estas duas imagens essenciais da justiça e da misericórdia divina devem ser constantemente postas diante dos olhos do homem contemporâneo.

Da justiça, para que ele não suponha temerariamente salvar-se sem méritos. Da misericórdia, para que não desespere de sua salvação desde que deseje emendar-se.

E, se as hecatombes de nossos dias já falam tão claramente da justiça de Deus, que melhor visão para completar este quadro, do que o sol da misericórdia, que é o Sagrado Coração de Jesus?

Realmente, venerando o Sagrado Coração, outra coisa não quer a Santa Igreja, senão prestar um louvor especial ao amor infinito que Nosso Senhor Jesus Cristo dispensou aos homens. Como o coração simboliza o amor, cultuando o Coração, a Igreja celebra o Amor.

Por mais variadas e belas que sejam as invocações com que a Santa Igreja se refere a Nossa Senhora, em nenhuma delas deixaremos de encontrar uma relação entre Ela e o amor de Deus.

Assim, pois, invocar Nossa Senhora sob o título do Sagrado Coração é fazer uma síntese belíssima de todas as outras invocações, é lembrar o reflexo mais puro e mais belo da Maternidade Divina, é fazer vibrar a um só tempo harmonicamente, todas as cordas do amor, que tocamos uma a uma enunciando as várias invocações da ladainha lauretana ou da Salve Rainha.

A ASC está divulgando um belíssimo quadro de Nossa Senhora Mãe do Sagrado Coração.

6 comentários:

Anônimo disse...

orai por mim me sinto abatido por tantos ataque do maligno, quero vencer mas forças estao acabando, preciso da intercessao dos irmãos em Cristo, pra vencer esta batalha, na vida profissional financeira e familiar. acredito no Deus vivo, que a oracao tem muito poder TG. 5-16. desde já agradeço ao Senhor Jesus.

Anônimo disse...

Quero vender um terreno;Ore por mim.Se realizar,enviarei parte em doação.

Anônimo disse...

Senhor coloco em seu misericordioso coração,o exame e um estagio de Tatiana Kimie Pereira Goto,toda as minhas necessidades e dividas,toda a minha familia e suas necessidades e amigos e parentes.E todas os enfermos,que eu conheço e aqueles que ninguem reza.Que seja feita a vossa vontade.Amem.

Anônimo disse...

Senhor coloco em seu misericordioso coração,o exame e um estagio de Tatiana Kimie Pereira Goto,toda as minhas necessidades e dividas,toda a minha familia e suas necessidades e amigos e parentes.E todas os enfermos,que eu conheço e aqueles que ninguem reza.Que seja feita a vossa vontade.Amem.

Anônimo disse...

Nossa Senhora Medianeira coloco em vossas mãos o destino do meu filho, oh! minha mãe ele acabou de perder o emprego, ajude Nossa Senhora ele encontrar um outro emprego para ele, eu estou desesperada, eu não tenho como ajudá-lo Minha Mãe me ajude a ajudá-lo.Interceda junto ao vosso filho Jesus para que volte a trabalhar.Um homem sem trabalho é humilhado porque não tem como levar o dinheiro para casa, pro pão de seus filhos.

claudio silva disse...

por favor eu não aguento mais tanta brigas dentro da minha casa gostaria que os senhores rezasse por mim na minha casa so entra fofoca minha sogra so sabe fala da vida dos outros me ajudem por favor