sábado, 12 de dezembro de 2009

Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina :: 12 de dezembro

O santuário mariano mais visitado do mundo não é o de Lourdes (França), nem Fátima (Portugal) ou Aparecida, mas sim o de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, que recebe anualmente 20 milhões de pessoas.

Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira de todo o continente americano, e sua festa é celebrada em 12 de dezembro.

Adoradores da serpente

Antes da conquista do México pelo espanhol Hernán Cortés, em 1521, os índios maias e astecas adoravam um ídolo em forma de serpente, em honra do qual ofereciam horríveis sacrifícios humanos.

No cimo de pirâmides, estendiam a vítima sobre uma pedra, de costas, atada pelos pés e pelas mãos, ficando assim com o peito muito teso.

Com enorme navalha, os feiticeiros abriam o peito da desventurada vítima e arrancavam-lhe o coração, o qual, ainda palpitando, era oferecido ao ídolo.

Somente na inauguração do templo principal de Tenochtitlan (hoje Cidade do México), foram massacrados 80.000 indígenas, cujos corpos eram servidos depois em refeições canibalescas.

Com a ação evangelizadora dos espanhóis, tais abominações foram sendo eliminadas.

Aparições ao índio Juan Diego

Em 1531, Nossa Senhora apareceu quatro vezes ao índio Juan Diego, pedindo-lhe que fosse construída uma igreja naquele local, hoje situado na capital mexicana.

O humilde e ardoroso devoto nativo transmitiu o pedido da Virgem Santíssima ao Bispo do México, mas este pediu um sinal que o confirmasse. Na quarta aparição, Nossa Senhora realizou um estupendo milagre, para que todos nela acreditassem.

Nossa Senhora ordenou a Juan Diego que subisse ao alto de um morro, e recolhesse as flores que ali encontrasse. Era pleno inverno, e o monte só produzia espinhos...

O vidente não hesitou. Correu para o local indicado e encontrou muitas rosas. Colheu-as e levou-as à Mãe de Deus, que as ajeitou bem no manto do índio, e mandou que as entregasse ao Bispo.

Juan Diego obedeceu incontinenti e, diante do Prelado, abriu seu manto, deixando cair as belas rosas. No lugar onde estiveram as flores, no manto do índio, ficou estampada uma imagem de Nossa Senhora, de 1,30 m de altura.

A Virgem está coberta por um manto verde claro, tem os olhos voltados para baixo, as mãos postas, e pisa uma meia-lua (a qual, aliás, é símbolo do islamismo).

A ciência comprova o milagre...

O caráter milagroso da pintura de Nossa Senhora de Guadalupe foi comprovado pela ciência.

O cientista austríaco Richard Kuhn, Prêmio Nobel de Química de 1938, declarou que os pigmentos corantes da imagem não pertencem nem ao reino vegetal, nem ao animal, nem ao mineral. Logo, sua origem é sobrenatural e, portanto, milagrosa.

Um técnico submeteu a pintura ao processo de digitalização, que consiste em dividi-la por meio de computador, em microscópicos quadradinhos, de maneira a caberem 27.778 em cada milímetro quadrado.

Cada um deles foi depois ampliado 2.000 vezes, dando então a possibilidade de serem vistos pormenores imperceptíveis a olho nu.

Nos olhos da Virgem... o índio Juan Diego!

Pôde-se então verificar, representada nos olhos da Virgem, a mesma cena que se passou em 1531, no palácio episcopal da Cidade do México: um índio no ato de desdobrar seu manto diante de um franciscano (Dom Zumárraga, primeiro Bispo do México, pertencia à Ordem de São Francisco de Assis), em cuja face se vê rolar uma lágrima;

além dos dois, aparecem um jovem emocionado, com a mão segurando a barba, uma mulher com cabelos encaracolados, um índio com o dorso nu, em atitude orante, um homem, uma mulher e vários meninos de cabeça raspada; e, finalmente, outros religiosos franciscanos.

A que esmaga a serpente

É muito simbólico o significado do nome Guadalupe. Helen Behrens, uma das maiores especialistas no assunto, analisando textos originais dos índios, que datam da época das aparições, concluiu que a Mãe de Deus se apresentou com as palavras "Te Quatla Lupe", que significa "Aquela que esmaga a serpente de pedra".

A propósito disso, cabe lembrar a passagem da Sagrada Escritura em que Deus, dirigindo-se à serpente infernal, increpa: "Ela (Nossa Senhora) te esmagará a cabeça" (Gen. 3, 15).

Assim, nos primórdios da história do Novo Mundo cumpriu-se literalmente a profecia divina: Nossa Senhora de Guadalupe esmaga a serpente de pedra, o horrível ídolo diabólico sedento de sangue humano!

Fontes de referência:

- Gottfried Hierzenberger e Otto Nedomansky -- Tutte le Apparizioni della Madonna in 2000 anni di Storia -- Edizioni Piemme, Itália, 1996.
- Comissão inter-TFPs de Estudos Hispano-americanos -- O V Centenário face ao Século XXI: Cristandade Autêntica ou Revolução comuno-tribalista, a grande alternativa de nossa época -- Artpress, São Paulo, 1993.
- Estanislau do Carmo, Os milagres de Guadalupe, "Folha da Tarde" (São Paulo), 16-12-1974
- Estanislau do Carmo, Há 450 anos, aparecia no México N. Senhora de Guadalupe, "Folha da Tarde" (São Paulo), 14-12-1981.

(Por Paulo Francisco Martos, extraído de Catolicismo)


_____________

Receba no seu e-mail Orações, Novenas e novidades publicadas pelo Boletim.

-

6 comentários:

Anônimo disse...

Minha mãezinha de Guadalupe, oriente minhas palavras e ações para sempre te louvar e louvar teu Amado Filho Jesus.

Mãezinha rogai por nós, amém

Maria Alcina de Jesus Martins disse...

Mãe amada de Guadalupe salva mais uma vez esta Améria Latina, sofrida e espoliada por tiranos e ditadores. Estende sobre nós teu manto, faz-nos fiés a Jesus à sua Igeja e como ao teu indiozinho querido diz-nos que estás sempre ao nosso lado. Viva Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe e padroeira da nossa América.
Maria Alcina

Sérgio Itamar Alves disse...

Louvado seja o nosso DEUS,o DEUS de Abraão,Isaac e Jacó,que nos deu Nossa Senhora,mãe do seu filho amado, Jesus Cristo.Mãe milagrosa e nossa grande mediadora,salve esse grande dia,obrigado querido e amado DEUS.Louvado seja a Santíssima Trindade,salve o Arcanjo Miguel e São Francisco de Assis.Nesse dia,minha querida mãe,dai-me sua benção e as estenda aos meus filhos,filhas,netas,noras,irmãos,irmã,Ana e Carla.

Anônimo disse...

Nossa Senhora de Guadalupe!
Cubra-nos todos com seu manto protetor!FAzei-nos fortes e firmes na fé para vencer o pecado! E interceda por quem mais precisa em minha família!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Anônimo disse...

Oh querida e amantíssima Virgem de Guadalupe, obrigada por tudo que tem feito por mim e por todos nesse mundo tão confuso. Salve Virgem Guadalupe, Salve! Salve!
Por favor, interceda pelo seu filho Walter Francisco Mendes, mas que em primeiro lugar seja feita a vontade do Pai. Abrigada! Aleluia!

Anônimo disse...

Oh Virgem Guadalupe, guie toda minha vida, minhas palavras, que eu seja mais humilde, enfim, Mãe, faça de mim uma pessoa melhor. Obrigada Mãe, por tudo que tem feito por mim. Intercesa junto a seu Filho Amantíssimo para que tenha misericórdia, misericórdia de mim. E que interceda para que eu consiga fazer os exames que preciso....
Obrigada, Obrigada....