sábado, 21 de novembro de 2009

21 de novembro :: Apresentação de Nossa Senhora

Esta tradição –– segundo a qual os pais da Santíssima Virgem a ofereceram ao templo para ser educada entre as virgens –– foi recolhida por São João Damasceno.

A Apresentação é a festa estabelecida pela Santa Igreja para consagrar a memória de um solene acontecimento na vida de Maria Santíssima, sendo Ela ainda criança.

Uma tradição constante, cuja origem remonta aos primeiros tempos do Cristianismo, nos informa que a Virgem Santíssima, aos três anos de idade, foi apresentada ao Templo de Jerusalém, onde se consagrou em corpo e alma ao Senhor.

O Oriente foi o primeiro a celebrar tal festa, como atesta um tópico da constituição do Imperador Manuel Commeno, em 1143. Dois séculos mais tarde tal comemoração passou ao Ocidente. O Papa Gregório XI introduziu-a no calendário romano, por volta de 1373.

A festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria no Templo, além de celebrar esse episódio da vida de Nossa Senhora, visa recordar também todo o período que vai desde seu nascimento até a Anunciação do Anjo.

Ao celebrá-la, a Igreja visa iluminar, tanto quanto possível, o silêncio existente na Sagrada Escritura a propósito do primeiro período da vida de Maria Santíssima.

___________



-

2 comentários:

macarraoantonio disse...

oi boa tarde, meu nome e,Antonio Luiz Inacio preciso trocar meu endereço e não consequi q maneira eu procedo pra trocar ele Obrigado

Neidinha disse...

Boa Tarde!!
me chamo EDINEIDE FRANÇA e gostaria de deichar meu email para as pessoas me mandarem orações e mensagens de otimismo.edineidefsilva@gmail.com.br