sexta-feira, 21 de agosto de 2009

São Pio X, Papa e Confessor :: 21 de agosto

+ 1914.

O lema do seu pontificado era Restaurar tudo em Cristo. Foi o grande Papa da Eucaristia, do Catecismo, do Direito Canônico e do Canto Gregoriano, e sobretudo o grande batalhador contra os erros da heresia modernista, antecessora do progressismo atual.

***

"São Pio X teve que lutar durante o seu Pontificado contra uma heresia que nasceu sob o nome de modernismo.

Tinha esta como intenção infiltrar-se na Igreja, de modo clandestino; fazer com que seus adeptos ganhassem postos na Hierarquia da Igreja; e, afinal de contas, modificá-la no sentido herético.

Não de fora para dentro, mas dentro dela mesma; ou seja, em nome da Igreja, ocupando postos na sua direção, para assim transformá-la no sentido heretizante.[...]

Quer dizer, as idéias dos adeptos dessa heresia modernista, no campo social, levariam a Igreja - se São Pio X não reagisse - a uma posição francamente socialista, com tendência comunista.

Todos esses males foram vistos pelo santo Pontífice com um olhar angelicamente límpido, que o levou a fulminar contra a heresia modernista vários documentos, dos quais, sem dúvida nenhuma, o mais famoso é a encíclica Pascendi".


Leia sobre outros Santos que tiveram suas histórias divulgadas no Boletim.

-

Nenhum comentário: