sexta-feira, 18 de julho de 2008

A criação dos anjos e dos homens: reflexo da glória de Deus

No admirável conjunto dos seres criados, cada um reflete o Criador de modo único. Com a expulsão dos anjos maus que se rebelaram no Céu, os homens são chamados a restabelecer a ordem ocupando os tronos que ficaram vazios.

Os atributos de Deus são tais, que uma só criatura não os pode refletir por inteiro. Daí a necessidade de haver muitas criaturas.

Conclui-se que toda a criação é uma espécie de coleção, e que Deus criou os seres para que cada ente reflita, de modo inconfundível, um dos atributos dEle.

Isso vale sobretudo para os anjos. A criação angélica deu-se de tal maneira, que ela parece refletir no seu todo, com as miríades de Anjos que há e que são incontáveis, um quadro total de Deus.

E é uma coleção-espelho, em que cada anjo não repete o outro, porque Deus não gagueja, não se repete.

Os anjos todos constituem uma prodigiosa e fabulosa coleção, em que todos os atributos de Deus parecem devidamente espelhados.

Então, serafins, querubins, tronos, dominações, virtudes, potestades, principados, arcanjos e anjos, todos eles constituem, no total, uma imagem do Criador.

(Leia mais sobre Anjos)

Examinando-se as várias ordens angélicas internamente, cada uma delas é uma espécie de coleção dentro da coleção, e a representação de um atributo dentro do atributo.

Entretanto, uma parte dos anjos, induzida por Lúcifer, recusou a homenagem devida a Deus.

Resultado: a revolta. Et factum est proelium in coelo — travou-se no Céu uma grande batalha.

São Miguel Arcanjo colocou as coisas nos termos em que deveriam ser colocadas, precipitando satanás e os outros anjos rebelados no inferno, restabelecendo imediatamente e de uma só vez a ordem.

Assim, com a queda dos anjos revoltosos, os tronos deles ficaram vazios no Céu. Como preencher esse vazio?

Deus constituiu um plano segundo, mediante o qual os homens fossem ocupar os tronos dos anjos rebeldes e completar as harmonias que ficaram deficientes no Céu.

Imaginemos um maestro que, perdendo alguns músicos de uma orquestra, convoca outra orquestra para formar novo conjunto, porque o conjunto é melhor que cada parte.

Há, pois, uma vocação do homem para preencher os lugares dos anjos maus, que foram expulsos do Céu, e formar com os anjos fiéis uma só imagem de Deus, cantar uma só glória de Deus”.(*)

Por Plinio Corrêa de Oliveira

(*) Trecho de conferência de Plinio Corrêa de Oliveira, em 17-1-1967. Sem revisão do conferencista que, sobretudo em matérias teológicas, sempre timbrava em dizer que concordava previamente e inteiramente com tudo quanto fosse ensinado pelo Magistério infalível da Igreja.

(Extraído de Catolicismo)

_______________________________________________




-

8 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo sem conhecimento de fato profundo, tocou-me a ALMA este relato; Meu pensamento. "DIVINDADE SUPREMA" revela sua FACE nos seus,sem dar se de conhecer, cada qual em sua ordem.

Mas o homem não consegue descobrir sua grandeza, e a ordem é "dada" no formato de sua mão.

Abra sua mão com os dedos estendidos.
A Paz de Cristo esta em dois;
O que desce nessa ordem, esta a JUSTIÇA, LIBERDADE, E SABEDORIA,
mas o homem se julga e inverteu a ordem.
Ele se esquece, ele representa o POLEGAR, esta tão somente abaixo dos pés de DEUS.
DEUS nos ajude. Amém

Anônimo disse...

Só posso dizer amém para grandeza do criador. Bendito, louvado e adorado seja nosso senhor Jesus Cristo.

NILJOBOR disse...

Gloria a Deus nos mais altos dos céus e paz na aos homens por Ele amados.

nilbor disse...

Senhor, quanto mais procuro desvendar seus mitérios, mneos consigo entender tua grandeza. Sinto-me feliz assim mesmo pois qdo estou sózinho a te falar sinto tua presença bem perto de mim.

nilton jose borges disse...

Que os anjos acampem bem perto daqueles que procuram estar SEMPRE PERTO DE DEUS.

nilton jose borges disse...

Que os anjos acampem bem perto daqueles que procuram estar SEMPRE PERTO DE DEUS.

tiasandra@tiraduvidas.com disse...

Quem tem fé nos anjos tem tudo na vida, pois são eles que nos desviam de todos os males.Amém

Anônimo disse...

Mais importante que os anjos somos nós batizados porque mais que criaturas somos filhos de Deus, devemos refletir a glória de Deus com nossa vida. Se estamos no mundo, o própro Filho Unigênito nos veio visitar e disse: Vou preparar-vos um lugar no céu... Este lugar está vago nos esperando. Vivamos de tal modo que o possamos ocupar. Glória a Deus.