quinta-feira, 22 de maio de 2008

Comemoração de Corpus Christi

A festa de Corpus Christi é comemorada pelos católicos no mundo inteiro, mas na Alemanha ela se reveste de especial solenidade.

Foi instituída na Igreja pelo Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, a qual cai no domingo depois de Pentecostes.

O decreto papal teve pouca repercussão, porque o Pontífice faleceu em seguida. Mas a comemoração propagou-se por algumas igrejas, como na diocese de Colônia", na Alemanha, onde Corpus Christi era celebrada já antes de 1270.

A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e Itália. Em Roma é comemorada desde 1350.

O Concílio de Trento (1545–1563) confirmou essa festa, que na Alemanha tomou um caráter de demonstração de fé no Santíssimo Sacramento contra os protestantes, que negam esse sacramento e a presença real.

Desta forma, Corpus Christi tomou um caráter de pujante afirmação do catolicismo, sobretudo nos lugares ditos de diáspora, onde os católicos são minoria.

No Brasil inúmeras cidades homenageiam o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo através de belíssimas procissões onde as ruas das cidades são magnificamente decoradas.


____________________



-

Nenhum comentário: