sábado, 28 de novembro de 2009

A Oração

Considerações sobre a Oração
Pe. Maurício Meschler, S.J., A vida espiritual, Editora Vozes Limitada, Petrópolis, 1960, pp. 11 e ss.

A oração é, para o homem, a origem de todo bem.

Daí se infere que saber orar, dar à oração o devido apreço, entregar-nos à sua prática com zelo e fervor é, para o tempo como para a eternidade, um tesouro de valor inestimável.

Orar é tudo o que há de mais simples, e a primeira razão disso é a própria necessidade que temos da oração.

Para orar, não é mister talento excepcional, eloqüência, dinheiro nem recomendação de espécie alguma. Até a devoção sensível não é necessária; a doçura, a consolação, são coisas acessórias e não dependem de nós.

Se Deus no-las der, devemos recebê-las com reconhecimento, porquanto tornam a oração mais agradável. Orar, não obstante a aridez, é sempre orar. Consolados ou não, cumpre fazê-lo.

Para isso, basta o conhecimento de Deus e de nós mesmos, saber o que Ele é e o que somos nós, como infinita é sua bondade e quão profunda a nossa miséria.

Para orar, uma única coisa é necessária: a fé, instruída pelo catecismo.

As palavras serão ditadas pelas nossas próprias necessidades. Poucas idéias (quanto menos numerosas, melhor será), alguns desejos, e finalmente umas palavras saídas do coração — porque, se assim não for, não há oração propriamente dita —, eis tudo o que é preciso.

Haverá, por acaso, um homem que não tenha um só pensamento, um único desejo? Pois bem, é apenas disso que precisamos para empreender o nobre trabalho da oração. A graça, Deus no-la dá, de bom grado, a todos e a cada um em particular.

Por conseguinte, orar é simplesmente falar com Deus. É conversar com Ele mediante a adoração, o louvor, a súplica. [...]

Durante a oração, o nosso proceder deve ser idêntico ao que temos relativamente a um amigo íntimo e querido.

A ele confiamos com sinceridade o que nos vai na alma: dissabores ou alegrias, esperanças e receios.

Dele recebemos conselhos e avisos, auxílio e conforto. Com ele decidimos os mais importantes negócios, singelamente e quase sempre sem que a sensibilidade se manifeste de forma alguma.

E isto não obsta a que tudo seja tratado séria e lealmente. É assim que, na oração, devemos ser para com Deus. Quanto maior for a nossa simplicidade, tanto melhor será: demos largas ao coração.

Se muitas vezes a oração nos parece penosa e difícil, é culpa nossa. É porque não sabemos como nos portar, e fazemos dela uma idéia errônea.

Manifestemos a Deus os sentimentos de nossa alma; digamos as coisas tais como se apresentam, e a oração será sempre proveitosa.

Todo caminho leva a Roma, diz o adágio, e toda idéia abre o seu caminho para chegar a Deus.

Só saberemos orar quando o fizermos simplesmente.

Que nos adianta dirigir ao Senhor discursos sublimes ou torneados?

Se acontecer que nenhuma idéia nos venha à mente, tenhamos a simplicidade de expor essa mesma nossa indigência. É isto ainda orar, glorificar a Deus e expressamente advogar a nossa causa.

(Conteúdo do blog Cultura Católica)



8 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito desta comentario sobre oraçao , devemos conversar com DEUS com muita confiança e sinceridade...

Anônimo disse...

não envie mais esta carta para mim que eu não pedi nada

Anônimo disse...

Adorei receber as oraçoes do Sagrado Coração de Jesus!!!! Assim me fortalece mais ainda para, pedir com muita Fé Misericordia a Jesus pela familia pequena Isabela, Que menina Linda que tornou mais um anjinho lá no ceu, com certeza para protejer tua mãe,enfim todos os seus familharss.
OBRIGADA JESUS!!!!

paula disse...

Obrigada pela orações do Sagrado Coraão de Jesus, minha mãe sempre teve muita Fé,e agradeve a toda equipe que envia comentarios das oraçoes, Que Sagrado Coração de Jesus os Abencõe!!!!!!!!!!
Paula

Anônimo disse...

A oração se faz necessária, assim como necessitamos de alimento para o corpo, pois ela é o alimento para a alma, o consolo para as horas difíceis e o agradecimento para as horas de alegria.

Anônimo disse...

Eu particulamente me sinto muito em paz quando faço as minhas orações,pois me sinto perto de Deus.

Neila disse...

Nossa eu sou outra pessoa depois que descobri o site do sagrado coração de jesus passei a acender a vela virtual,pois tenho muita fé aconselho a todos que ainda não conhece que passe a conhecer louvado seja nosso senhor Jesus Cristo,amém

Eliane Jany Barbanti disse...

Ótimo blog, parabéns. Agradeço muito por seguir meu blog NUPSEA.
Seria um prazer apresentá-la ao meu blog Louvor a Deus-http://jesuscristoemminhavida.blogspot.com/.
Será muito bem vinda!!!
Paz e graça com o Senhor abundantemente.
Beijo no coração.
Eliane