domingo, 13 de setembro de 2009

Santo Agostinho - Sermão 83

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona e doutor da Igreja – Sermão 83

“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês. Mas, se vocês não perdoarem aos homens, o Pai de vocês também não perdoará os males que vocês tiverem feito”. (Mt 6,14-15)


Todo o homem é devedor para com Deus e todo o homem tem no seu irmão um devedor. De fato, quem não tem dívidas para com Deus, à exceção de quem não se encontra em pecado?


E quem não teria o seu irmão por devedor, à exceção do que nunca foi ofendido por ninguém? Todos os homens são, portanto devedores e credores simultaneamente. […]

Um mendigo te pede esmola e tu, tu és o mendigo de Deus, porque todos somos, quando Lhe rezamos, os mendigos de Deus. Ficamos, ou melhor, prostramo-nos à porta do nosso Pai de família (cf. Lc 11,5s); suplicamos-Lhe lamentando-nos, desejosos de receber d’Ele uma graça, e essa graça, é o próprio Deus.


Que te pede o mendigo? Pão. E tu, que pedes tu a Deus que não seja Cristo, Ele que disse: «Eu sou o pão vivo que desceu do céu» (Jo 6,51). Quereis ser perdoados? Perdoai. «Perdoai, e ser-vos-á perdoado». Quereis receber? «Dai, e ser-vos-á dado» (Lc 6,37). […]

Estejamos prontos para perdoar todas as faltas que cometerem contra nós, se queremos que Deus nos perdoe. Sim, verdadeiramente, se considerarmos os nossos pecados e passarmos em revista as faltas que cometemos, não sei se poderíamos adormecer sem sentir todo o peso da nossa dívida.

Eis porque em cada dia apresentamos a Deus os nossos pedidos, que em cada dia as orações que fazemos Lhe chegam aos ouvidos, que em cada dia nos prostramos, dizendo: «Perdoa as nossas dívidas como nós perdoamos a quem nos deve».

Que dívidas queres que te sejam perdoadas? Todas, ou uma parte? Vais responder: todas. Faz, portanto o mesmo para quem te está devedor.

(Texto extraído de Católicos na Rede)


5 comentários:

Anônimo disse...

Que benção!. Esta materia mostrou-me, como é importante perdoar. Jesus, perdou , a Judas, a Pedro, a Pilatos, e a todos os homens, que o condenaram a morte, sem nenhuma culpa.E nós muitas vezes, não conseguimos perdoar alguem, que fez uma coisinha de nada pra gente. É, temos muito que pedir Misericordia , pra Jesus.

ju disse...

eu gostaria de comprar uma camiseta regata com o coração de jesus teria como voces me enviar uma para minha casa para pagar pele boleto bancario?

Anônimo disse...

eac- C/ amor e fé - Que o Senhor te abencoe e te de a paz! Amém

Graças do Altissimo SR; ao ASC E SEUS FUNDADOR BELA BRILHANTE IDÉIA.

Sinto feliz e agradecido ao Sr. ppor vcs e todos os participantes e socios. LOUVADO SEJA NSJC.
SHALON!!! EAC/VFB-FI-21/03/2008*

Anônimo disse...

Tenho pedido muito a Nosso Senhor que me dê a graça de perdoar a quem me ofendeu: meu marido,com quem sou casada há 12 anos e que agora,depois desse tempo todo e dois filhos pequenos,suspeito que esteja me traindo.Rezo todos os dias diante da estampa do Sagrado Coração e peço a Ele que me ajude e me aconselhe.

Anônimo disse...

tenho que pedir muito a Deus que me ilumuine e me dê a graça de perdoar meu ex-marido pelas coisas ruins que ele me fez e disse. por favor, meu Deus, me ajude a perdoá-lo pois só assim terei paz interior e poderei levar minha vida. Amém