terça-feira, 3 de novembro de 2009

Você reza pelas almas do Purgatório?

Muitas pessoas têm medo das almas do purgatório por falta de conhecimento, e até fazer associações com fantasmas ou coisas do gênero.

Essas pessoas não sabem, no entanto, que é possível alcançar graças por intercessão das almas do Purgatório. E que Deus concede às vezes mais graças por intercessão delas do que por intercessão dos Santos.

O que é o Purgatório – História

Em Roma, às margens do rio Tibre, ergue-se a igreja do Sagrado Coração do Sufrágio.

Foi nesse local que, em 1893, o Padre Joet erigiu um primeiro oratório como sede da Associação do Sagrado Coração de Jesus pelo Sufrágio das Santas Almas, que, chamadas desta vida, antes de entrarem na bem-aventurança eterna, purificam-se no Purgatório.

No século XIX, rezava-se incomparavelmente mais pelas almas do Purgatório, e a associação progrediu. Em 1897, quatro anos depois de fundada, sobre o altar da capelinha anterior à atual igreja, durante um ofício religioso, irrompeu um incêndio.

Para muitos fiéis ali presentes, pareceu surgir, dentre as chamas, junto da parede à esquerda do altar, uma figura na qual reconheceram um rosto padecendo.

O fato despertou a admiração de todos. Muito se falou sobre o acontecimento. Inúmeras pessoas convenceram-se de que uma alma do Purgatório tinha realmente aparecido entre as chamas.

A imagem vislumbrada durante o incêndio ficou retratada na parede com muita nitidez, e constitui, hoje, uma das peças mais tocantes que se pode ver no Mostruário-Museu da atual Igreja.

Essa manifestação atraiu a atenção de toda a Europa. Soube-se, então, que sinais da mesma natureza haviam aparecido em outros países. E fiéis de quase toda Europa começaram a afluir à Igreja do Sagrado Coração do Sufrágio.

Entre muitos prodígios ali expostos, encontra-se a marca de fogo que deixou o defunto Joseph Schutz, tocando, com a extremidade dos cinco dedos da mão direita, o livro de orações de seu irmão Georg, em 21 de dezembro de 1838, numa cidade da Lorena.

Outras marcas de fogo foram deixadas em uma mesma de trabalho, no tecido da manga da túnica e na camisa da Venerável Madre Isabella Fornari, Abadessa das Clarissas de Todi.

Uma das marcas foi deixada com o sinal da cruz, a mesa, uma segunda em uma folha de papel, uma terceira na manga da túnica, que, ultrapassando o tecido, deixou também vestígios na vestimenta interna da freira. Esta última marca apresenta manchas de sangue.

Madre Fornari, em virtude das circunstâncias que rodearam o fato, não teve dúvidas em atribuir os sinais e manifestações da alma do Padre Panzini, Abade olivetano de Mântua.

Esse fato extraordinário ocorreu em 1º de novembro de 1731.

Com objetos e manifestações que como esses, recolhidos cuidadosamente em toda Europa, nasceu esse Mostruário-Museu. Neles se encontram, também, documentos originais ou fotográficos de manifestações de vários gêneros.

São Pio X ajudou e abençoou a tal obra, contribuindo assim para combater o neopaganismo, que eclodia virulento em seu tempo. Existe também muita matéria escrita sobre o Purgatório. Uma delas é o “Manuscrito do Purgatório”.

Mestres da Igreja examinaram esse manuscrito, e não hesitaram em declarar que nada têm contra os ensinamentos da fé, e está de perfeito acordo com os princípios da vida espiritual, podendo edificar muito às almas.

Esse manuscrito foi redigido durante os anos de 1874 a 1890 trata-se das comunicações da alma de uma freira que estava no Purgatório, a outra freira que ainda estava viva.

Abaixo, alguns impressionantes trechos dessas comunicações constantes numa tradução do Manuscrito do Purgatório, 2ª edição, publicado pelas Edições Paulinas com o imprimatur da autoridade eclesiástica.

“Ai! Ninguém pode imaginar o que é o Purgatório. É preciso ser muito bom e ter compaixão das almas!” “A visita de Maria nos anima, e depois esta boa mãe nos fala do Céu. Enquanto A vemos, nossos sofrimentos parecem diminuídos” “Quando se perdem os parentes e amigos, fazem algumas orações, choram durante alguns dias. Depois... tudo se acaba! As almas ficam abandonadas” “Deus concede muitas vezes mais graças por intermédio das almas do Purgatório, do que pela intercessão dos próprios Santos” “Sabemos que a Igreja está sendo perseguida, e rezamos pelo seu triunfo”

“No Purgatório, as almas não ficam só ocupadas com seus sofrimentos. Elas rezam pelos grandes interesses de Deus, pelas pessoas que abreviam seus sofrimentos”

Quando Deus cria uma alma, da parte de Deus ela sai pura, isenta de toda mancha de pecado. Mas quando a alma peca, perde a pureza primitiva.

É verdade que, se ela se arrepende e se confessa, recupera a graça, mas, para voltar à sua inocência primitiva, tem necessidade de operações de Deus.

É no Purgatório que Deus faz essas operações, se a alma não se purificou inteiramente durante a vida. O Purgatório existe, verdadeiramente.

As comunicações dessas almas comprovam que devemos rezar para viver de forma a não merecermos o Purgatório. É importante, também, rezarmos pelas almas que lá estão.

Nossa oração, nossos sacrifícios, podem encurtar e diminuir seus sofrimentos. E depois, elas rezarão por nós e vão pedir por nossa salvação quando estiverem na glória celeste.

Nós, que vivemos neste século XXI, somos tendentes a voltarmo-nos mais para o que é concreto. Mas o sobrenatural existe e, queiram ou não os ateus, o sobrenatural se manifesta.

A doutrina católica nos ensina que as almas do Purgatório são almas que estão em estado de graça, e estão sofrendo à espera de ficarem inteiramente purificadas para ir ao Céu.

Padecem terríveis sofrimentos, mas, ao mesmo tempo, cantam louvores às bondades de Deus, que as livrou do inferno.

São confortadas, como vimos, pela visita de Nossa Senhora. E, tal como os santos, podem se manifestar para fazer o bem aos homens que, na terra, militam na Santa Igreja.

Rezemos com freqüência às almas do Purgatório, e peçamos a Deus que abrevie seus sofrimentos.

28 comentários:

ge disse...

SIM, REZO E ACABEI DE FAZER A NOVENA PARA ELAS

Anônimo disse...

SIM,REZO TODA AS SEGUNDAS-FEIRAS.FLAVIA.GAMA

Bispo Dimitrios disse...

Sim eu rezo todos os dias e quando passo em frente a um cemitério eu costumo rezar pelo descanso eterno de todas as almas e já alcançei graças impossiveis rezando e pedindo a intercessão das Almas Benditas do Purgatório.

ana maria disse...

Rezo para as almas com sede do purgatório e inclusive ja recebi graças.
Ana Maria

keila disse...

EU REZO SIM.jÁ fiz algumas novenas e fui atendida em vários pedidos

Anônimo disse...

não sabia disso!mas fico feliz em adquirir mais esse conhecimento.quando passo proximo a um velorio ou sepultamento rezo "Ave Maria" e pessoa a Nssª Sªque receba mais uma alma em seus braços e conforte os corações dos que ficam!Amém!

Anônimo disse...

eu rezo diariamente e ja alcançei varios pedidos.

Anônimo disse...

NJB DIZ.....
Rezo pouco, mais depois do que acabei de ler, irei rezar sempre, para que Deus minimize mais rápidamente os seus sofrimentos.

Sirley disse...

Eu acredito sinceramente e digo que já tive a manifestação de muitas delas e isso era constantemente,mas não tenho medo e acredito sim que era porque eu rezava constantemente por elas e sei que elas pedem ao Pai por mim, rezo agora também o Pai Nosso das almas do purgatório pedido por elas à uma uma alma Bem Aventurada quando vivia entre nós.
Sírley Rocha.

Sandra Rejane disse...

Acretido em Deus! e acredito que as Benditas Almas têm grande poder de interceder por nós. Tenho promessa de rezar todas as 2ªs feira o Ofício da Benditas Almas do Purgatório, pois num momento de angústia pedi que as almas intercessedem por mim e fui antendida. E enquanto eu viver irei rezar. Que Deus nos abençõe
Sandra Rejane

Anônimo disse...

É MARAVILHOSO O PODER DA ORAÇAO ATRAVÉS DAS ALMAS DO PURGATÓRIO E DAS ALMAS SANTAS E BENDITAS. HÁ UM TERÇO ÓTIMO Q PEDE PELAS ALMAS DO PURGATORIO, SACERDOTES E RELIGIOSOS DO MUNDO INTEIRO E AINDA PELA SALVACAO E SANTIFICACAO DE NOSSOS FAMILIARES, AMIGOS, CONHECIDOS E INIMIGOS. NELE CLAMAMOS A DEUS ETERNO PELOS MÉRITOS DA PAIXAO DE CRISTO, DORES E LÁGRIMAS DE MARIA PURÍSSIMA, SMIGUEL, TODOS ANJOS E TODOS SANTOS, ALÉM DA SAGRADA FAMILIA, SAO JOSE E TB DAS ALMAS STAS E BENDITAS. HÁ AINDA UMA ORACAO DE STA GERTRUDES Q QDO REZADA CON FÉ, CADA VEZ Q É MENCIONADA 1.000 ALMAS SAO SALVAS.
ESTOU PROVANDO ESSAS MARAVILHA. ALÉM DISSO PODEMOS JOGAR ÁGUA BENTA EM FAVOR DAS ALMAS, ASSIM COMO OFERECER ORACAOES, MISSAS ETC. AINDA Q SEJA NO MOMENTO DA EUCARISTIA, DA PODEROSA COMUNHAO, ETC. UM DIA SOMO NÓS QUE ESTAREMOS LÁ, NECESSITANDO DE ORACAO TAMBÉM...

Anônimo disse...

...quase sempre rezo pelas almas, ao obter + informações sinto-me no dever de aumentar a devoção, até pq, tbm sou um ser que futuramente, necessitarei das preces de outros devotos...

Anônimo disse...

Nas minhas orações eu peço constantemente para as almas, principalmente para aquelas que mais precisarem. Ò meu Jesus levai as almas todaspara o Céu e socorrei principamente àquelas que mais precisarem.Amém.

Marina disse...

Tenho o hábito de rezar sempre pelas almas dos falecidos, da minha família,dos amigos e também por aquelas q. mais precisarem e as q. não tem mais quem reze por elas.
Mary

Vera Lúcia de disse...

Vera Lúcia disse...
Teve uns tempos que rezava muito pelas almas do Purgatório, ai esmoreci,mas diante de tantos fatos concretos,recomeçarei com minhas orações por ela,pois sei que também um dia também precisarei de orações de outros.
28Março,2009

Anônimo disse...

Gostei muito de saber que devo orar pela almas do purgatório, a partir de hoje vou rezar, acredito que como Deus é espirito nos tambem temos espirito e alma.

Ignez disse...

reezo oterço, todos os dias e ponho sempre na inteçao das almas do purgatorio. no meu trabalho diario com dona de casa ofereço meu trabalho como forma de oraçao pelas almas .obrigada!!!!

Anônimo disse...

Acredito na COMUNHÃO DOS SANTOS, ou seja, os Santos (Igreja Gloriosa) e as pessoas que estão no Purgatório (Igreja Padecente), pedem a Deus por nós (Igreja Militante). Como os Santos já contemplam a Deus, que é a PLENITUDE DA FELICIDADE, eles já não precisam de orações. Mas, as pessoas que estão no Purgatório, sim, precisam MUITO de nossas orações. Elas já não podem pedir por elas próprias, porque o TEMPO DA CONVERSÃO é o 1º tempo do Plano de Deus, o qual estamos vivendo. Portanto, OREMOS PELAS PESSOAS QUE ESTÃO NO PURGATÓRIO e lutemos para atender a ORDEM DE
JESUS: "SEDE SANTOS, COMO O PAI CELESTIAL É SANTO" e, em outra ocasião: "ESTA É A VONTADE DE DEUS, A VOSSA SANTIFICAÇÃO". Para esta conquista, SÓ TEMOS ESTA VIDA.

angela disse...

REZO SEMPRE PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO E TAMBÉM FAÇO NOVENAS.
ANGELA

Anônimo disse...

eu ñao sabia,fico muito agradecida por ter conhecido.
vou rezar sempre pelas almas do purgatório.

Anônimo disse...

Fiquei surpresa com o que li. Eu imaginava que se rezasse pelas almas do purgatorio estaria atraindo espiritos sofredores para minha vida. Agora passei a enteder melhor.

Fatima disse...

Fiquei surpresa com o que li. Eu imaginava que se rezasse pelas almas do purgatorio estaria atraindo espiritos sofredores para minha vida. Agora passei a enteder melhor.

Anônimo disse...

Acredito nas almas do purgatório, já pedi coisas impossíveis e consegui. Quando passa um cortejo funerário, oro um pai nosso e uma ave maria, em intenção desta alma, que está passando ao plano celestial. Também oro pelas "irmães" que estão esquecidas nos cemitérios, pelas que morreram na caatinga nordestina, pelas que morreram tragicamente. Etc. Só as envoco, em pedido, quando se trata de algo dificil de ocorrer. Agradeço a quem criou este boletim, pois enriqueceu os meus conhecimentos e reforçou a minha crença.

Anônimo disse...

Acredito nas almas do purgatório, já pedi coisas impossíveis e consegui. Quando passa um cortejo funerário, oro um Pai Nosso e uma Ave Maria, em intenção desta alma, que está passando ao plano celestial. Também oro pelas irmãs que estão esquecidas nos cemitérios, pelas que morreram na caatinga nordestina, pelas que morreram tragicamente. Etc. Só as invoco, em pedido, quando se trata de algo difícil de ocorrer. Agradeço a quem criou este boletim, pois enriqueceu os meus conhecimentos e reforçou a minha crença.

Anônimo disse...

Temos que ter discernimento sobre isto, porque tem gente pensando que temos que invocá-las. Cuidado... Sempre rezo pelas almas do purgatorio, inclusive um dia eu estava em oração numa igreja no Santissimo Sacramento fazendo adoração a Jesus me veio em visão uma alma já falecida. Achei estranho, não tive medo porque estava diante do Santíssimo. Mandei celbrar uma missa em sua intenção.

Maria Zelia Libanio disse...

Sou orante pelas almas do Purgatório, tenho muito carinho por elas, todas as vezes que tomo a Eucaristia ofereço uma parte em suflagio por elas, quando rezo o terço, no oferecimento onde diz ganhar-mos as indugencias anexa a esta santa devoção eu digo em seguida que as indugencia ganha eu ofereço em espiação as almas do purgatório.

Anônimo disse...

Eu confio no poder de intercessão das almas do Purgatório!!
Sou completamente agradecida , elas estão me ajudando na conquista de uma grande graça que necessito alcançar.´Já estou começando a ver os sinais , os resultados da minha fervorosa súplica às Almas Benditas do Purgatório.
amém!! louvado seja NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!!

Aparecida Reis disse...

Todas as segunda feira eu rezo com muito amor e devoção o oficio das almas aflitas no purgatório, e creio que vou alcançar muitas graças ainda, através delas.