segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Para meditar durante a Quaresma: Agonia no Horto e previsão do sofrimento (parte 1 de 6)


Diz o Evangelho que a natureza humana de Nosso Senhor Jesus Cristo "entrou em agonia" (Lc 22,43).

O que é compreensível, porque a natureza humana de Jesus, sendo perfeitíssima, era dotada, do modo mais perfeito, de todos os instintos do homem. E, portanto, possuía do modo mais perfeito também o instinto de conservação. Ele sentia o instinto de conservação gravemente contundido pela ameaça que se aproximava.

Então, o que Ele fez? Para se preparar, Nosso Senhor considerou aquilo tudo de frente. Para que não tivesse, além do mais, o peso da surpresa em sua natureza humana. E com o peso da surpresa, os sustos, os medos etc.

Ele tomaria a dor inteira e a aceitaria. Por assim dizer, colocaria sua alma na altura da dor que vinha, como um guerreiro que, antes de entrar no campo de batalha, mede todos os riscos, resolve enfrentá-los e entra no campo de batalha com isso no interior de sua alma.

Tal atitude é propriamente a do católico que se prepara para o sofrimento. Evita fechar os olhos para o que vem, evita ser colhido pela surpresa. Tanto quanto possível, prevê, e prevê coisas desagradáveis. Eis aí o esquema da preparação perfeita, e que encerra o desfecho da preparação.

(Texto extraído de Catolicismo)
______________________________________

Outras matérias apropriadas para meditação durante a Quaresma, veja aqui.


2 comentários:

Kelly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kelly disse...

A devoção ao Sagrado Coração entrou em minha vida através de um amigo, que deu a meu pai que se encontrava enfermo na época o Escudo do Sagrado Coração, ele nos falou sobre as maravilhas que este escudo é capaz quando temos fé em Deus e nas promessas de Jesus, e foi o que fiz, acreditei, e meu pai se curou, hoje eu e minha irmã continuamos com esta devoção.
Agradeço a Deus, ao meu amigo e a todos que fazem parte deste movimento maravilhoso, pela oportunidade de receber estas bênçãos.

Kelly