segunda-feira, 9 de junho de 2008

Devoção do Beato Anchieta aos Nove Coros angélicos salva de epidemia a vila de São Paulo

Santo do dia 9 de junho

A devoção aos Nove Coros Angélicos era muito difundida entre os fiéis em toda Cristandade.

Temos um exemplo dessa devoção nos primórdios do nosso país, com o Bem-Aventurado José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil.

Entre os grandes trabalhos e sofrimentos que tiveram os jesuítas na incipiente vila de Piratininga (depois São Paulo), um dos piores foi sem dúvida uma estranha epidemia que atingiu os índios, levando-os à morte após três ou quatro dias de padecimentos atrozes.

Como não tinham instrumentos para perfurar os tumores que afloravam à epiderme das infelizes vítimas, o então Irmão José improvisou alguns bisturis com canivetes.

Mas, ao mesmo tempo em que tentava sanar o mal com meios materiais, o santo noviço jesuíta resolveu apelar também para o sobrenatural, de onde só podia vir a cura.

Para isso organizou Anchieta procissões solenes, dedicadas cada dia a um dos nove coros angélicos. Todos os sãos deveriam comparecer, portando velas os adultos, e cruzes de madeira às costas das crianças.

Além das orações e cânticos, os participantes deveriam também, em determinado momento, flagelar-se com açoites, implorando à misericórdia divina perdão por seus pecados, provável causa daquele mal.

À medida em que se realizavam as procissões, as vítimas iam diminuindo, até a epidemia cessar por completo no encerramento delas. Isso fez crescer consideravelmente o prestígio dos jesuítas, o que facilitou muito o trabalho de evangelização e a consolidação da vila de São Paulo.


(Fonte: " Os Santos Anjos Nossos celestes protetores, Autor: Plínio Maria Solimeo – Editora Artepress – http://www.livrariapetrus.com.br)

________________________

Clique aqui e receba em primeira mão as matérias do Boletim Sagrado Coração em seu e-mail.

-

Um comentário:

wal disse...

é um absurdo que com tantos problemas que deveriam agussar a atenção do politicos, eles agora queiram intervir na religião, seria bom se eles procurassem o que fazer...