segunda-feira, 29 de junho de 2009

As Obras de Misericórdia – I

Certamente você ouviu falar, alguma vez, das “obras de misericórdia”. Mas pode acontecer que nem sempre nos lembremos que estamos praticando uma obra de misericórdia.

Quantas são as obras de misericórdia?

Quantas são corporais? Quantas são espirituais? Por que devemos praticá-las?

Que benefícios trazem para os beneficiários, e que benefícios trazem para nós mesmos?

As obras de misericórdia são 14.

Sete corporais e sete espirituais. Comecemos lembrando as corporais.

1a. - “Dar de comer a quem tem fome”.

Quantas vezes, pessoas necessitadas pediram-nos uma esmola para comprar comida? Nós as atendemos, e fizemos, assim, um ato de misericórdia. Demos de comer a quem tinha fome.

A Igreja recomendou sempre, e recomenda ainda, a prática desse ato, que quase passou a formar parte do nosso dia-a-dia.

O mesmo acontece quando alguém nos pede água, pois a segunda obra de misericórdia é:


2a - “Dar de beber a quem tem sede”.

É tão simples oferecer um copo d’água, não é? Entretanto, a Igreja dá valor a esse simples ato. O valor de um ato de misericórdia feito a um semelhante, por amor de Deus.


3a - “Vestir a quem está nu”.

É muito comum tomarmos conhecimento de campanhas de coleta de agasalhos para pessoas pobres. Pois bem, doar roupas aos necessitados, ou agasalho na época de frio é, também, um ato de misericórdia.


4a - “Dar pousada ao peregrino”.

Muitas vezes um parente chega de outra cidade. Ou mesmo um irmão perde o emprego e não pode mais pagar o aluguel. Nós os acolhemos. Pode nos parecer a coisa mais normal acolher alguém em nossa casa. Entretanto, a Igreja nos ensina que, fazendo-o por amor de Deus, à normalidade do ato acrescentamos os méritos de praticar um ato de misericórdia.


5a - “Visitar os doentes e os encarcerados”.

Quem de nós já não teve oportunidade de visitar um doente? Certamente mais de uma vez. E percebemos como a visita serviu-lhe de alívio nas dores e incômodos que estava sofrendo.

Pode até ser que nós mesmos, estando doentes, já sentimos o alívio que nos proporcionaram as pessoas, os parentes, os amigos que foram nos ver. Isso, não só alivia a dor, mas também faz com que a recuperação seja mais rápida.

É bom nos lembrarmos que, quando levamos conforto a alguém doente, é como se o estivéssemos fazendo a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os presos também precisam de ajuda. Eles estão no cárcere porque agiram mal. Roubaram, mataram, ou cometeram alguma injustiça contra alguém... Enfim, tornaram-se merecedores de um castigo. Mas Igreja nos ensina que a um castigo não devemos acrescentar outro, mas que devemos agir com misericórdia.


6a - “Remir os cativos” é a sexta obra de misericórdia corporal.

Os prisioneiros de guerra, as pessoas que são seqüestradas, aquelas que são mantidas como reféns, encontram-se em condições físicas e morais precárias, e estão nas mãos de pessoas que exigem alguma coisa para liberá-las.

É um ato de misericórdia procurar remi-las, para que cessem seus sofrimentos e voltem às suas famílias. Essa obra de misericórdia foi amplamente praticada por Santa Edwiges, pois em seu tempo havia prisão por dívidas. Esta grande Santa pagava as dívidas de muitos encarcerados e, assim, obtinha-lhes novamente a liberdade.


7a - A sétima obra de misericórdia corporal é: “Enterrar os mortos”.

A Igreja nos ensina que devemos sempre enterrar os mortos de forma digna e respeitosa, tendo em vista os méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que foi crucificado, morto, sepultado e ressuscitou ao terceiro dia.

* * *

Como a Santa Igreja Católica é mãe! Como Ela não se esquece dos necessitados! Ela nos recomenda que pratiquemos esses atos de misericórdia, mas, ao mesmo tempo, nos ensina que devemos praticá-los por amor de Deus.

Dessa forma, oferecer um prato de comida, ou visitar um doente, ou dar roupa a quem precisa, são atos que nos fazem adquirir méritos diante de Deus.

É imenso o valor de um ato de misericórdia feito por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora.

Mas, existem também os atos de misericórdia espirituais.

Veremos isso num próximo post.

____________________

Veja também esta promessa de Nosso Senhor: "As almas que divulgam o culto da Minha Misericórdia, eu as defendo por toda a vida".

10 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito desta iniciativa, principalmente da do selo do Sagrado Coração. Tenho o quadro exposto em minha casa e me sinto muito protegida pelo Sagrado Coração de Jesus.Venço constantemente as batalhas e tenho toda certeza que seria incapaz se não tivesse sua mão a me guiar.A última delas foi hoje, qdo por ele fui levada à igreja p/não cometer um homicídio. Te.26/01/08.

maria disse...

Tenho 41 anos e sempre fui catolica. Mas é engraçado ou triste nao sei bem, que a cada dia descubro q sei muito pouco sobre a minha religião. Gostei muito de ler no site sobre as obras de misericordia. Parabéns e continuem levando conhecimento as pessoas que temem a Deus.Evangelizar este é o caminho.

Kikera disse...

Adorei as informações contidas nesta página. Sempre é bom conhecer mais sobre as obras misericordiosas do amado Mestre Jesus e tenhamos coragem para imitá-lo. è o camiho para a felicidade.

Gláucio Ary Dillon Soares disse...

Creio que temos muito mais poder do que pensamos e que, num mundo muito desigual, pequenas ações de bem, que nos custam pouco, podem causar um grande alívio, um grande benefício. No interior de Pernambuco, é possível manter uma menina/criança em situação de risco num abrigo com educação, alimentação e supervisão 24/7 com 60 mensais e uma criança na escola + uma refeição com 40 mensais. Um troco que damos a um mendigo honesto é uma refeição, o fim da fome.

julia disse...

Eu,sou católica e praticante mais depois que conheci essa maravilhosa obra fiquei ainda mais apaixonada por Jesus,falar de proteção aqui não caberia tantas e sou uma divulgadora dessa imensa obra,quando viajo primeiro me coloco na presença da estampa que tenho na minha cozinha e la faço minhas recomendações,ai vou e volto numa paz imensa pois sei que ele esta nos protegendo a mim e minha casa.Que Deus pela intercessão do sagrado coração de Jesus abençoe todos.Amém.

Fatima disse...

Adorei a mensagem deixada nesta pagina, já possuo a estampa do sagrado coração de jesus em minha casa, faço minhas recomendações para min e todos da minha familia.Que deus nos abençõe.

MARINALVA disse...

Adquiri Escudos do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, e o carrego em minha carteira sempre que saio de casa, presentei meu esposo, meu filho, irmã e tia, e sei que eles serão pretegidos sempre por Nosso Senhor, nossa Luz e Salvação.

Anônimo disse...

Gostei de ler todas as mensagens , de fato se cada um de nós habitantes do planeta Terra olhassemos para nossos irmãos menos afortunados com misericordia,certamente seríamos mais felizes sem dúvida pois quem carrega Jesus no coração sente-se mais leve e se transporta para o lugar de seu irmão.Que o sagrado coração de Jesus esteja conoscotodo o sempre!

robson disse...

Adorei essa iniciativa de colocar o mais importante para ajudar o proximo que cada um de nos possamos parar um minuto e ajudar a quem tem fome e sede afinal lembrar que deus começou isso e deu a nos a tarefa de continuar!!!!!!!!

Anônimo disse...

Há anos não lia nem escutava os atos de misericórdia. Fiquei feliz por poder recordá-los e para praticá-los. Minha família é de tradição católica apostólica e romana,praticante. Lembro de minha avó falar e fazer intenções de misericórdia.