sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Santo Afonso de Ligório (1696 – 1787)


(transcrito do livro "O Estandarte da Vitória", de Péricles Capanema Ferreira e Melo)]

Nos séculos XVII e XVIII, muitos santos e almas piedosas propagaram a devoção ao Sagrado Coração.
Entre ele, ocupa um lugar especial o grande Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório.

Ele Compôs uma novena do Coração de Jesus, que teve divulgação Universal. Esta novena coloca em relevo o amor menosprezado do Salvador e o dever da reparação. Sua recitação leva o fiel a se unir muito especialmente à Paixão de Cristo e a ter um culto especial à Eucaristia.

Na introdução do opúsculo, Santo Afonso faz considerações teológicas sobre o Coração de Jesus, que ajudaram muito o avanço dos estudos a respeito.

Outro fato mostra bem seu zelo especial pela devoção. Em 1765 a Sagrada Congregação dos Ritos aprovou a festa do Sagrado Coração. Naquele mesmo ano, o Santo, então Bispo de Santa Águeda dos Godos, obteve a autorização da Santa Sé para comemorá-la em sua catedral.

(Para conhecer outros Grandes Devotos do Sagrado Coração, clique aqui)

2 comentários:

Anônimo disse...

Carrego comigo o Sagrado Coração de Jesus, e reconheço na mediocridade da minha fé as tantas e tantas graças que recebi e que recebo. Me sinto verdadeiramente contento de trazelo comigo juntamente ao meu s.terço......
Alberto

Anônimo disse...

Como gostaria tanto de divulgar o Sagrado Coração de Jesus e se as pessoa reconhecessem seu valor espiritual e temporal quantos beneficios receberiam, porque todas as graças emanam do Coração, simbolo da nossa espiritualidade.....