sábado, 15 de dezembro de 2007

A doce e sobrenatural paz dos mercados medievais de Natal

A doce e sobrenatural paz dos mercados medievais de Natal

Longe da banalidade comercial de hoje, o sorriso sobrenatural do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo enchia de alegria suave e de aconchego as praças de cidades e aldeias, de palácios e choupanas da Idade Média. A tradição, embora deformada, pervive até hoje.

As feiras de Natal que ainda dominam em cidades alemãs, austríacas, alsacianas, etc., na Europa são um eco saudoso, requintado em épocas posteriores, do Natal medieval.
Cheiro de ervas, amêndoas torradas, vinho, cravo, canela, incenso e resina de pinheiro. Enfeites natalinos que falam näo ao corpo mas à alma nos fazem reviver as profundas alegrias da infância.
Alegrias que a festa do nascimento do Menino Jesus reaviva em toda alma reta. Luz de vela, utensílios de madeira: tudo relembra o aspecto material rude da Gruta de Belém, e, ao mesmo tempo a insondável luz sobrenatural da graça, do cântico dos anjos, da alegria ingênua e enlevada dos pastores, do maravilhamento entusiasmado dos Reis do Oriente.

Rudes também foram os tempos medievais em que começou a se definir a tradição das feiras de Natal. Foram tempos de invasões pagãs, de Cruzadas...

Mas foram tempos em que homens rudes como um Carlomagno, imperador e guerreiro, vertiam lágrimas de ternura e veneração ajoelhados aos pés do presépio. Então tornava-se realidade palpável o cântico dos anjos:

Glória a Deus no alto dos Céus e paz na terra aos homens de boa vontade!

(transcrito de: http://gloriadaidademedia.blogspot.com/ )

Um comentário:

marlenestapassol disse...

olaaaaa pessoal renove sua fe eu comsegui ok eu queria me reconsiliar com a familia foi com fe e devoçao mas comsegui estou muito felis espero k vcs tbm comsigao tudo de bom atraves da fe em deus e nas oraçoes que fis e pedi k fiserao por mim por isso eu digo obrigado senhor por tudo e comtinue me ajudando pesso agora k ajude meus dois filhos cintia e franco pesso k deus ilumine os canihos deles k eles sejao muito felises eassim seja amem