segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade

Na ladainha do Coração de Jesus há uma invocação muito bonita.

"Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade".

A palavra "caridade", na linguagem de hoje, quer dizer compaixão do próximo e desejo de fazer bem ao próximo.

Diz-se, por exemplo, que quem dá uma esmola pratica um ato de caridade. Por isso manifesta afeto à pessoa beneficiada por meio da esmola, e manifestando esse afeto ela pratica um ato de caridade.

Mas na linguagem teológica, por assim dizer científica e clássica da Igreja, "caridade" é o amor de Deus, e por causa disso é muito bonita essa invocação ao Sagrado Coração:

"Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade".

O Sagrado Coração de Jesus ama ardentemente ao próprio Deus.

A expressão é carregada, porque uma fornalha é um foco de fogo que é quentíssimo, que queima, que consome.

Coração de Jesus então não é apenas cheio de caridade, mas uma fornalha.

Não é apenas uma fornalha, mas uma fornalha ardente!

Quer dizer, é uma fornalha que está para as outras fornalhas como a fornalha comum está para o simples fogo.

Esse é o Coração de Jesus.

Portanto, peçamos ao Sagrado Coração de Jesus, por intermédio do Coração Imaculado de Maria – porque sem ser por meio de Maria, não obtemos nada de Jesus - peçamos à "Fornalha ardente de caridade" que pegue fogo em nossas almas!

(clique aqui para ver a Ladainha do Coração de Jesus na íntegra)

3 comentários:

Val disse...

A ladainha do Coração de Jesus é muito bonita.Ela me tocou muito.
"Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade". Olhai por nós.
Valquiria

Anônimo disse...

COMO VALQUIRIA, PENSA VALDENICE QUE SEM A BONDADE E A CARIDADE DE NADA VALERÃO NOSSOS PEDIDOS... "NINGUÉM, NEM NADA ME PODE GRAÇAS DA MÂE MARIA E DAS BÊNÇÃOS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, POIS QUE ELE É PAI! ... E, COMO TODO PAI SÓ QUER O BEM DO FILHO... AINDA MAIS ELE QUE É O PAI MAIOR.......PARTE ENTRE ASPAS PORQUE INCREMENTEI O PENSAMENTO DE PADRE LAURO TREVISAN COM QUEM MUITO APRENDI... JESUS, MEU QUERIDO PAI, MUITO OBRIGADA POR TUDO Q SOU, TENHO E POSSO REALIZAR AINDA, E POR TODOS AQUELAS A QUEM PEÇO AS SUAS BÊNÇÃOS E DE mARIA, NOSSA MÃE... AOS QUE PARECEM NÃO NOS QUERER BEM, A PAZ DE CRISTO QUE VAI TOCAR OS CORAÇÕES DUROS, PERSEGUIDORES, APROVEITADORES, FALSÁRIOS, IRRESPONSÁVEIS E PRETENCIOSOS EM CIMA DO QUE É DOS OUTROS... SIM, MEU SENHOR TENHO A CERTEZA DISSO... E MAIS QUE NADA ATINGIRÁ OS FILHOS TEUS AMADOS POR MARIA SUA MA~E E NOSSA POR PRESENTE SEU. AMÉM

Anônimo disse...

COMO VALQUIRIA, PENSA VALDENICE QUE SEM A BONDADE E A CARIDADE DE NADA VALERÃO NOSSOS PEDIDOS... "NINGUÉM, NEM NADA ME PODE GRAÇAS DA MÂE MARIA E DAS BÊNÇÃOS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, POIS QUE ELE É PAI! ... E, COMO TODO PAI SÓ QUER O BEM DO FILHO... AINDA MAIS ELE QUE É O PAI MAIOR.......PARTE ENTRE ASPAS PORQUE INCREMENTEI O PENSAMENTO DE PADRE LAURO TREVISAN COM QUEM MUITO APRENDI... JESUS, MEU QUERIDO PAI, MUITO OBRIGADA POR TUDO Q SOU, TENHO E POSSO REALIZAR AINDA, E POR TODOS AQUELAS A QUEM PEÇO AS SUAS BÊNÇÃOS E DE mARIA, NOSSA MÃE... AOS QUE PARECEM NÃO NOS QUERER BEM, A PAZ DE CRISTO QUE VAI TOCAR OS CORAÇÕES DUROS, PERSEGUIDORES, APROVEITADORES, FALSÁRIOS, IRRESPONSÁVEIS E PRETENCIOSOS EM CIMA DO QUE É DOS OUTROS... SIM, MEU SENHOR TENHO A CERTEZA DISSO... E MAIS QUE NADA ATINGIRÁ OS FILHOS TEUS AMADOS POR MARIA SUA MA~E E NOSSA POR PRESENTE SEU. AMÉM