domingo, 6 de dezembro de 2009

Considerações sobre a Oração - II

Dada a suma importância da oração na vida do católico, passaremos a transcrever alguns trechos escolhidos do livro A vida espiritual.

Segue um tópico explicando no que consiste orar.

A oração é, para o homem, a origem de todo bem. Daí se infere que saber orar, dar à oração o devido apreço, entregar-nos à sua prática com zelo e fervor é, para o tempo como para a eternidade, um tesouro de valor inestimável.

Orar é tudo o que há de mais simples, e a primeira razão disso é a própria necessidade que temos da oração.

Para orar, não é mister talento excepcional, eloqüência, dinheiro nem recomendação de espécie alguma.

Até a devoção sensível não é necessária; a doçura, a consolação, são coisas acessórias e não dependem de nós. Se Deus no-las der, devemos recebê-las com reconhecimento, porquanto tornam a oração mais agradável.

Orar, não obstante a aridez, é sempre orar. Consolados ou não, cumpre fazê-lo.

Para isso, basta o conhecimento de Deus e de nós mesmos, saber o que Ele é e o que somos nós, como infinita é sua bondade e quão profunda a nossa miséria.

Para orar, uma única coisa é necessária: a fé, instruída pelo catecismo.

As palavras serão ditadas pelas nossas próprias necessidades.

Poucas idéias (quanto menos numerosas, melhor será), alguns desejos, e finalmente umas palavras saídas do coração — porque, se assim não for, não há oração propriamente dita —, eis tudo o que é preciso.

Haverá, por acaso, um homem que não tenha um só pensamento, um único desejo?

Pois bem, é apenas disso que precisamos para empreender o nobre trabalho da oração. A graça, Deus no-la dá, de bom grado, a todos e a cada um em particular.

Por conseguinte, orar é simplesmente falar com Deus.

É conversar com Ele mediante a adoração, o louvor, a súplica. [...]

O poder da oração.

Durante a oração, o nosso proceder deve ser idêntico ao que temos relativamente a um amigo íntimo e querido.

A ele confiamos com sinceridade o que nos vai na alma: dissabores ou alegrias, esperanças e receios. Dele recebemos conselhos e avisos, auxílio e conforto.

Com ele decidimos os mais importantes negócios, singelamente e quase sempre sem que a sensibilidade se manifeste de forma alguma. E isto não obsta a que tudo seja tratado séria e lealmente.

É assim que, na oração, devemos ser para com Deus. Quanto maior for a nossa simplicidade, tanto melhor será: demos largas ao coração.

Se muitas vezes a oração nos parece penosa e difícil, é culpa nossa.

É porque não sabemos como nos portar, e fazemos dela uma idéia errônea. Manifestemos a Deus os sentimentos de nossa alma; digamos as coisas tais como se apresentam, e a oração será sempre proveitosa.

Todo caminho leva a Roma, diz o adágio, e toda idéia abre o seu caminho para chegar a Deus.

Só saberemos orar quando o fizermos simplesmente.

Que nos adianta dirigir ao Senhor discursos sublimes ou torneados?

Se acontecer que nenhuma idéia nos venha à mente, tenhamos a simplicidade de expor essa mesma nossa indigência.

É isto ainda orar, glorificar a Deus e expressamente advogar a nossa causa.

Por Pe. Maurício Meschler, S.J., A vida espiritual, Editora Vozes Limitada, Petrópolis, 1960, pp. 11 e ss.
Fonte: Catolicismo

______________________

13 comentários:

Chiquinha disse...

Estou sempre em oração.Durante o meu dia sempre converso com Deus faço pedidos ao meu grande Pai.Neste momento estou esperando uma grande graça sei que Deus me consedera esta graça no momento em que Ele achar que é a hora.Não desanimo de aguardar a hora de receber esta grande graça de que tanto preciso.Tenho Deus no meu coração junto com o meu emblema do Sagrado Coração de Jesus.
Agradeço à Deus todos os momentos da minha vida.Tenho certeza de que estou em seu colo como sua filha muito amada.

Filha amada de Deus disse...

Eu também, falo sempre com Deus e sei que ele me ouve! Estou esperando receber dele uma gde graça que necessito, tenho confiança que vou alcançar, Deus é Misericordioso e nunca nos abandona. Na hora certa ele vai me atender. Confio nele, sòmente nele. Deus é nosso Pai maior e nos ama muito...sou uma filha dele mto amada.

Laninha disse...

Estou passando pelo momento muito triste de minha vida..Sofri uma grande decepção...Diante de tudo isso só tenho um refugio a oração que é meu sustento em tudo, neste momento ainda mais...Acredito que Deus me acolhe e isso vai passar...

bhell disse...

Viver é muito difícil, pois constantemente nos decepcionamos com pessoas que amamos, somos traídos ,enganados e ludibriados, mas quando temos Deus para nos reerguer através da oração vemos que nunca estivemos sozinhos. jesus é e sempre será a melhor opção!

Anônimo disse...

Sou feliz pois tenho um grande Deus que me acolhe em qualquer situação.Creia

bell disse...

Obrigadfo senhor por esta sempre ao meu lado!
sempre me dando a mão,sempre enchugando minhas lágrimas.
obrigado por me amar tanto!

MAZÉ LIMA disse...

Sempre acreditei no senhor,e por isso nunca estou só.Já tive muitas decepções e saí numa boa porque DEUS estava lá,juntinho de me.Acredite,confie,tenha fé,e você chegará lá.
MAZÉ LIMA_OURO VELHO_PB

Anônimo disse...

Agradeço todos os dias a '' papai querido'' e tudo te bom que tenho em minha vida das graças que recebo, por isso a minha vida eu deixo somente nas mãos dele diariamnte que ele sabe o que faz e sabe a ora certa de dar graçs

Anônimo disse...

Meu Deus e Meu Senhor também sou uma filha muito amada por Vós, como ouvi sempre dos meus pais biológicos que sempre fui muito esperada, muito desejada,confiante eu peço ao meu pai do céu que faça minha amiga Norma voltar a ser o que era antes, sem mágoas, sem ressentimento que eu não sei o que aconteceu para o comportamento dela, ajude Senhor que ela volte a ser minha amiga e acabe com esta indiferença que dói muito em meu coração.

Erlânio Pinheiro disse...

Parabéns pelo texto referido a Oração. Me chamo Francisco Erlânio, gosto muito de ver e ouviras novidades no que se refere.
Sou Consagrado.
Atenciosamente.erlaniopinheiro.blogspot.com

Anônimo disse...

Amei a reportagem sobre oração, pois orar é o melhor remédio.A oração é o início e o fim de tudo, pois orar é viver com Deus, então senão rezamos, onde vivemos?Seria ótimo se tivesse mais textos dando ênfase a importância e necessidade de orar sempre.

Eliane disse...

Eu gostaria muito de colocar minhas intenções na Santa Missa da sexta-feira,mas minha internet estava com problemas e não pude ler os emails.Q pena.Mas amei o convite.Bjos.Deus abençõe a todos.

leide disse...

sou muito feliz por ser amada e amparada por deus pai,só Ele sabe de tudo que já vivin durante esses meus quarenta e dois anos já vivi muitas dores,desilusão e decepções msa nunca me senti abandonada por Deus.ELE é sempre meu consolo e refugio sempre tem algo de bom e de novo para me oferecer e consolar.Obrigado JESUS por mim amar tanto e por por está sempre cuidando de mim e de minha família.