segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Indulgências da Igreja para o dia de Finados

Ao fiel que visita devotamente o cemitério e reza, ainda que apenas mentalmente, pelos defuntos, concede-se a indulgência, aplicável somente às almas do Purgatório. Esta indulgência é plenária do dia 1º a 8 de novembro, parcial nos outros dias do ano.

■ Para ganhar a indulgência plenária é preciso:

a) uma Comunhão;
b) a Confissão;
c) rezar ao menos um Padre-Nosso e uma Ave-Maria pelo Soberano Pontífice;
d) a exclusão de todo afeto ao pecado, mesmo venial.

■ Pode-se ganhar apenas uma indulgência plenária ao dia.

■ Segundo o antigo costume, rezavam-se cinco Padre-Nossos, cinco Ave-Marias e cinco Glórias pela alma da pessoa que se queria favorecer com a indulgência plenária. A atual disciplina das indulgências não especifica as orações a fazer.

■ A Comunhão e a oração pelo Pontífice não precisam ser no mesmo dia; é entretanto conveniente fazê-las no próprio dia. A Confissão também não precisa ser no mesmo dia: pode ser antes ou depois; uma só Confissão vale para muitas indulgências plenárias. Em geral considera-se que a confissão mensal é suficiente para satisfazer esta condição.

■ De acordo com a disciplina em vigor, a indulgência parcial corresponde — em termos simplificados — a dobrar o mérito da ação boa que se praticou. A antiga disciplina, que exprimia o valor das indulgências em dias, foi abolida por Paulo VI.

(Apud Manuale delle indulgenze — Norme e concessioni —, Libreria Editrice Vaticana, 3a ed., 1987).

13 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante Reges!!!



Cleidson

Fique com Deus!

sonia maria disse...

é bom estarmos por dentro dos assuntos da nossa religião. sobre indulgências para o dia de finados achei muito interessante.

Anônimo disse...

Reges sou católica, mas só agora acompanhando este maravilhoso grupo é que posso dizer que estou entendendo melhor minha religião. O que estou aprendendo vou propagar para meus colegas. Continue nos esclarecendo você é muito importante é um grande irmão.obrigada Marlene.

Bernadete disse...

Obrigada pelos ensinamentos. fique com Deus e com Maria

Anônimo disse...

Agradeço pela orientação. Fique com DEUS!

Aglailce disse...

Reges agradeço seus esclarecimentos, e fico feliz por receber notícias sobre minha amada igreja. Por favor continue me mantendo informada.A Paz do Senhor e Amor de Maria.

Joana D'arc disse...

Muito importante as informações sobre as indulgências da Igreja para o Dia de Finados. Valorizam tradições significas e grandes referenciais de nossa fé.

Anônimo disse...

Bom dia meu grande amigo e irmão sr Reges,estou cada dia mas feliz e encantada com as boas novas e tenha mandado para mim,fico maravilhada com tudo gue tenho aprendido s/ nossa guerida igreja cotólica,espero poder contar sempre com os seus encinamentos e gue Jesús te abrnçoe sempre.
Um grande abraço a todos irmãos da asc.obrigada por tudo.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizá-los por esta importante matéria , pois se cada pessoa rezasse por uma alma que padesse no purgatório, oh quantas almas poderiam comtemplar a face de Deus por seu intermédio.

Anônimo disse...

Antonia Fernandes

Desde que comecei a participar da familia Sagrado Coração de Jesus, cada dia sinto-me mais feliz e agradecida por todos os assuntos recebidos referente a nossa religião. Esta última das indulgências, muito interessante. Parabèns Reges!!!

Maria Geralda disse...

Desde que coloquei a imagem do Sagrado Coração de Jesus em minha casa na parede da sala, senti mudanças em meu lar conforme prometido por Jesus. E sei que vou alcançar a graça que tanto desejo que Jesus e Maria já sabem e que tanto me deixaria verdadeiramente feliz. Continuem enviando esclarecimentos p/ nós católicos que desconhecemos tantas coisas importantes! Que Deus os abençoe!!

HEINZEL disse...

Fui Católico durante muitos anos, mas atualmente existe uma restrição que não encontro em outras religiões, inclusive no Anglicanismo. Sou divorciado e vivo com outra mulher e sei que a religião católica não permite que eu faça parte de nenhuma conhuão, confissão e assim sendo acredito que não posso ser um Católico

jeane disse...

Sr. REGES NEGRELLI
Deus te abençoe hoje e sempre .
Èmuito bom saber que existem pessoas preocupadas em anunciar o santo Evangelho
Suas mensagens trazem alegria , conforto e esperança aos coraçôes.
Jeane.