segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia de Finados - Estamos fazendo jus aos rogos de Maria por nós?

O Dia de Finados é celebrado por todos os Católicos neste 2 de Novembro. Mas, o que esta data nos sugere? Sobre o que devemos refletir?

Geralmente este dia é marcado pelas lembranças que temos de nossos entes queridos, seja um familiar ou um amigo muito próximo, que já deixou esta vida para o encontro com Deus.

Missas são celebradas por suas almas, e homenagens são feitas. Mas é também uma boa ocasião para pensarmos em nossas vidas.

As sagradas escrituras dizem: "Devemos estar sempre vigilantes, pois não sabemos nem o dia nem a hora" (Mt 25,13). O chamado do Pai é certo, mas não sabemos nem quando, nem como e nem onde ele vai acontecer.

Não seria uma ótima oportunidade então dedicar o Dia de Finados para uma profunda reflexão sobre os nossos atos do dia-a-dia?

Quanto temos nos dedicado a nossa vida espiritual? Temos nos esforçado o suficiente para seguir os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua Santa Igreja? E os Mandamentos da Lei de Deus?

Estamos nos empenhando o bastante para levar esses ensinamentos para dentro de nosso lar, aos nossos familiares e aos que nos rodeiam? Se ouvíssemos hoje o chamado divino estaríamos prontos para nos apresentar diante do Divino Salvador?

Todos nós Católicos Brasileiros temos como hábito recitar a Ave Maria. Uma boa sugestão para o dia de hoje é você dedique uma parte especial do seu tempo para rezar lentamente a segunda parte dessa oração, refletindo em cada uma de suas palavras:

Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amém
.”


***

Para dedicar orações a familiares e amigos, você pode visitar o site o Oratório Virtual da ASC.

6 comentários:

Leandro disse...

Texto muito interessante.
Um convite para que reflitamos.
Devemos viver esse dia, não apenas como um feriado, uma folga do trabalho, um momento de descanso.
Somos convidados a uma profunda reflexão de como temos vivido, o que temos feito, como nos comportamos e como está nossa relação com Deus.
E que possamos todos, rezarmos com muito amor, a oração da Santa Mãe de Deus e da Igreja, pedindo que ela interceda e rogue por todos nós.
Amém!

Manoel disse...

Que possamos nós como CRISTÂOS saber que esta vida resume-se em estar em comunhão com DEUS para que um dia possamos através do caminhar na eternidade chegarmos a morada enterna, onde louvaremos e glorificaremos a DEUS por toda a vida realmente.

Anônimo disse...

Neste dia somos convidados para uma reflexão sobre a vida.Não devemos somente chorar por aqueles que foram,mas lembrar deles com amor na esperança de que realmente estão prestando suas contas ao CRIADOR.Por isso devemos com muito respeito e amor viver este dia para orar pelos nossos entes queridos amigos e inimigos,rogando ao CRIADOR sua infinita misericordia por todos.

ana disse...

´Neste dia devemos nao só descansar mais rezar bastante pelos nossos entes queridos que já no´s deixaram e estão pertos do nosso sagrado coração de Jesus

Hanna Beatriz disse...

Sou ainda criança,tenho somente 8 anos de vida,mas sei que esta data é muito importante para nós,devemos sim orar pelas pessoas queridas que agora estão em um outro plano espiritual,junto de nosso bom DEUS,a saudade é muito forte,mas sei que orando dá para suavisar a tristeza da perda.
Obrigado.

Hanna Beatriz - Rio de Janeiro R.J.

manoela e luiza disse...

Um dia , apezar de toda a saudade, extrmamente importante pois temos a sensação que o convívio de nossos entes queridos é na Luz de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque Ele disse: Eu sou o Caminho... a Verdade...e a Vida e Ele RESSUSCITOU E VIVE. AMEM .por todos nós que em nome DÉLE FOMOS BATIZADOS