domingo, 15 de março de 2009

A Ciência contra a vida?

Parcela do meio científico insiste em pesquisas que envolvem células de embriões humanos, ao invés de restringir os estudos em células do próprio paciente. A Igreja Católica continua condenando a prática como violação da vida.

Você já imaginou se todos os corações, ossos, pulmões, cérebros etc. que sofressem alguma doença pudessem, por um processo simples de regeneração, voltar a ser saudáveis? Seria certamente magnífico!

Mas, e se a técnica para tal exigisse a utilização de células retiradas de embriões humanos, comprometemdo suas vidas?

Certos caminhos que a Ciência vem trilhando na busca da cura de doenças, através das terapias de extração de células-tronco, são moralmente questionáveis. A técnica de terapia embrionária, amplamente discutida no mundo, consiste na retirada de células de embriões humanos para regeneração de órgãos e tecidos de pacientes.

É aqui que se instaura o problema. O que parece uma solução iluminada vinda da Medicina esconde um ressonante e irresponsável deslumbramento na direção do progresso imoral e ético.

A Igreja Católica entende que o início da vida se dá no momento da fecundação, sendo a retirada das células de um embrião um atentado contra a vida. Os cientistas defensores da prática concentram-se nos benefícios que estas células extraídas darão a seus pacientes, ignorando o verdadeiro “sacrifício humano” do embrião.

A Igreja rebate e vem desmistificando informações difundidas de que a técnica já se mostrou plenamente viável e bem sucedida. No entanto, com a evolução das pesquisas, um novo caminho se abre: a utilização de células-tronco adultas que, diferentemente das embrionárias, são retiradas de tecidos do próprio paciente.

Em relação às pesquisas com esse tipo de células, Bento XVI lembrou em outubro de 2007 que "a Igreja não hesita em aprovar e estimular a pesquisa com células-tronco adultas, não só pelos resultados favoráveis obtidos com estes métodos, mas porque respaldam o propósito de respeitar a vida humana em cada etapa de sua existência".

Já sobre as pesquisas em células embrionárias, o discurso há tempos é bem diferente, como a nota de 2004 pela qual o Vaticano atacou-as por “transformarem seres humanos em meros fornecedores de órgãos de reposição”.

Com a eficácia das recentes pesquisas com células-tronco adultas, fica ainda mais estridente o absurdo da conduta de parte dos cientistas que insistem em reduzir a vida de embriões humanos a uma “existência de cobaia” e expô-los a um desumano risco de morte.

No Brasil, em 2005, foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Lula a Lei de Biossegurança, que liberou para pesquisas o uso do que chamam embriões “inviáveis” (portadores de defeitos genéticos ou morfológicos) ou congelados há mais de três anos, com o consentimento dos genitores.

Esta medida irresponsável sinaliza a condescendência do governo com o assunto, distanciando-se claramente da moral católica de respeito à vida e aos Dez Mandamentos da Lei de Deus.

Fiquemos alerta. Somos a maior nação cristã do mundo e, sendo também democrática, o que se espera é que a vontade da maioria repercuta em nossas leis. Como diz um trecho do tradicional cântico “Queremos Deus”, que nossas leis não contradigam as leis divinas.

33 comentários:

Anônimo disse...

Eu não sou de acordo a doenças que hoje esta surgido, é porque o homem esta acima do principio da Igreja Católica.

Anônimo disse...

Eu sou contra, as doenças apreceram, depois que o homem,quer imitar Deus, querendo fazer o que já deixou, as mulheres antes não faziam aborto, dificilmente existia cancer de útero, elas amamentavam, e não havia cancer de mama.

Anônimo disse...

Não dá pra ser a favor de uma barbária dessas!!! O homem mais uma vez querendo tomar o lugar de Deus!!! O pior é que todo mundo sabe o que acontece quando alguém tenta ludibriar a Supremacia de Nosso Senhor!!!! Fabricar uma vida, matar essa vida para tentar salvar outra vida... onde é que está a ciência? matar para salvar de que adianta? Não somos cobaias da ciência, somos a imagem e semelhança de Deus desde o ínicio da gestação!!! somos criados por Deus e não pelo homem!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A desgraça que vem acontecendo em todo o mundo é devido a grande desobediencia do homem.Tudo que Deus criou é perfeito o homem nesta busca desenfreada de poder acaba tentando ultrapassar os limites humanos.Deus nao está satisfeito com tudo isso ...nao está

Anônimo disse...

Também como Católico Apostólico Ro-
mano sou terminantemente contra es-
tas bárbaries. O que acontece é que
vivemos nma sociedade de hipócritas
e medíocres , pois damos atenção às
coisas malditas -colocadas por pes-
soas sem caráter e sem valor que de
stroem uma sociedade, fazendo-a ca-
minhar sem sentido, de forma inde-
cente, como se DEUS não existisse e
não significasse nada. Mulheres que venden seus corpos, sem nenhum
escrúpulo, uma promiscuidade sem fim. E o que é pior é saber que em todas as religiões, inclusive na Católica, pessoas indesejáveis,
colaboram com estas atrocidades, ou por omissão, ou por conveniência, ou por semvergonhice.

Anônimo disse...

Sou catolica apostolica romana, e acredito que esses seres que são a favor do aborto ainda não pensaram que se suas mães tivessem abortado esses individuos, hoje não teriamos a insatisfação de ouvir essas barbaridades, nem esperar por votação de certas pessoas que são filhos e pais.

josecavaroma12@hotmail.com disse...

O aborto não só é um crime como uma falta de crença em DEUS. O certo é evitar a fecundação inicial. A vida é o principio de tudo, do mesmo modo que a morte é um novo estagio da vida.

Moreira Cavalcante disse...

O aborto não só é um crime como uma falta de crença em DEUS. O certo é evitar a fecundação inicial. A vida é o principio de tudo, do mesmo modo que a morte é um novo estagio da vida.

RICARDO LEITE disse...

SI ESSES CIENTISTA SI DIZEM SER TAO INTELIGENTES! DEVERIAM PRIMEIRO TENTA AXA A CURA PRA UMA DAS DOENÇAS MAIS ANTIGAS DA HUMANIDADE! A GRIPE!!!!!! SI ELES CONSEGIREM ACHAR A CURA AI EU JA NAO DOU MAIS OPINIAO!!!
EMRELAÇAO AO ABORTO NAO PRECISA NEM DISCUTI, ISSO É COMPLETAMENTE INACEITAVEL! SI NAO QUER TER UM FILHO PORQUE O FAZ?!

Anônimo disse...

So a DEUS pertence o ato de dá a vida e tranformá-la,por isso sou contra uso de embrioes congelados e a favor voluntários pra da retirada de células troncos da medula dos voluntários para salvar vidas!,Julia Rondonia.

Eliane- São Paulo disse...

Quando a Ciência andar ao lado do seu Criador, serão descobertas todas as curas, pis como diz em Eclesiastico a Ciência é Dom de Deus, quando o homem não pode mais entra o autor da vida como único meio de cura, (eclo.38)
Na verdade muitos cientistas querem ter o poder que só a Deus pertence, nunca irão conseguir dar a vida e a saúde plena a alguém se não for da vontade de Deus.
Ainda bem que existem os cientistas de Deus.
Deus seja louvado!

Anônimo disse...

Eu sou totalmente contra o aborto e a essas pesquisas com celulas tronco!!!!!!!

Por um lado as pesquisas são até boas, mais por outro não, pois para elas serem realizadas pessoas sem culpa são vitimas dos ciêntistas que só querem aparecer e gravar seu nome no desenvolver da medicina..........

Anônimo disse...

SOU CONTRA O ABORTO, EXPLICANDO TAMBÉM PARA ALGUMAS MULHERES QUE, TIVE O5 FILHOS HOMENS HOJE O CAÇULA ESTAR COM 17 ANOS separei eles todos pequenos nunca abandonei nenhum nem tão pouco mendingaram, apenas com o meu salário mínimo e a fé em jesus hoje meus filhos com a graça de Deus todos encaminhados estudando o mais velho fazendo faculdade e o segundo também se fosse por alguns colegas teria abortado talvéz não tivesse nenhum, mas fui firme na fé e jesus nunca me abandonou.

Anônimo disse...

Sou radicalmente contra o aborto. Não se pode e não se deve matar quem não tem como se defender.
Se você já tem filhos, porque não mata os que ja estão no mundo?Porque os conhece e os AMA??? O que está no ventre, também é seu filho e deve ser amado igual.

branca disse...

Deus nos deu a vida so cabe a ele nos tirala sou contra o aborto. Ass José Donizete dos Santos.

nyll disse...

Deus estabeleceu suas leis. Deu a cada um o livro arbítrio, para que escolhecem entre o certo e o errado. Para mim Deus não é bom e nem ruim, Ele é JUSTO E IMPLACÁVEL, Assim com o cazulo não sabe que vai virar Borboleta, o homem também não conhece o seu final! E o que se escreve no livro da vida, não há como apagar! DEUS É AMOR, E SEM ESSE AMOR NADA EXISTE, NADA É VERDADEIRO.

Anônimo disse...

Jamais poderei ser a favor do ABORTO, o que teve existir são programas de controle obrigatório de natalidade, existem famílias miseravéis com dezenas de filhos,isso devido a falta de projetos de sáude pública e educação também crianças gerando crianças isso é absurdo, gerar e matar é crime, o correto é evitar e não gerar.

Anônimo disse...

EU ACHO ABSURDO ISTO .SÃO PESSOAS Q NÃO CONHECE JESUS E NEM DEUS ,QUEREM TER PODER MAIOR Q DEUS NÃO VÃO CONSEGUIR .'DEUS DIZ DEIXAR VIR ATE A MIM AS CRIANÇINHAS POIS O REINO DO CÉU E DELA.'

Anônimo disse...

QUANDO HOMEM TENTA ULTRAPASSAR O LIMITE QUE DEUS DEIXOU, ELE SÓ CAI NA DESTRUIÇÃO, ASSIM TAMBÉM, É O QUE IRÁ ACONTECER COM A CIÊNCIA SE TENTAR ROMPER A ÉTICA DIVINA. DEUS ESTÁ ACIMA DE TUDO!!!

JOBÁ disse...

JOBÁ,DE CTBA/PR.DISSE.
NO PRÍNCÍPIO,OBARÁ (CRIOU)DEUS OS CÉUS E A TERRA.ENTÃO,FORMOU O SR.DEUS AO HOMEM DO PÓ DA TERRA ELHE SOPROU NAS NARINAS OFÔLEGO DE VIDA,EO HOMEM PASSOU A SER ALMA VIVENTE.
-HOJE O HOMEM,ESTA DESTRUINDO TUDO QUE HÁ NO UNIVERSO.

eliana disse...

Deus está acima de tudo.a ciência insiste em querer provar coisas que jamais conseguirá.ela quer ter explicações que não existem, que são os mistérios da fé. Deus é o grande e maravilhoso criador de todas as coisas que existem.

Anônimo disse...

Amigos, criticar as pessoas que estão a favor do aborto não resolve o problema.Precisamos dobrar nossos joelhos e pedir a Misericórdia Divina para tocar o coração destas pessoas.Muitas delas não estão evangelizaddas e não têm a mínima noção do que estão fazendo.Conheço pessoas que já praticaram o aborto e hoje estão apavoradas,pois tomaram consciência da verdade,foram evangelizadas e se arrependem amargamente do que fizeram.Creio que é isto que Deus quer:o retorno de seus filhos,o arrependimento e o compromisso de não pecar mais.Que Deus nos proteja e nos abençoe.Amém!

Anônimo disse...

Ontem dia 11/11 fiz um vestibular em salvador e o tema da redação era o aborto,defendir a minha opinião contra o aborto pondo em risco a minha nota,mas não posso perder a oportunidade de defender essas vidas que estão em risco dentro dos ventres dessas mães.

Marçal Mesquita disse...

A maioria dos comntários aqui postados estão falando do aborto. Mas a matéria não é sobre isso! A matéria fala de pesquisas com embriões humanos (ou seja, seres como nós, mas que acabaram de ser originados pelo encontro do espermatozóise com o óvulo). Estes embriões ainda não são fetos, pois não atingiram os três meses de idad, mas já são seres vivos!!! E há muitos cientistas usando-os para pgar suas células e simplesmnt usá-las para reposição e cura de donças em PACIENTS COM DOENÇAS. É como o dsprezo à uma vida que começa para salvar a de um outro ser humano doent. Isto é contra as leis da Igreja! Não temos o dirito de usar seres humanos como "fornecdores de células"! Este embrião deve ter o direito de se desenvolver tranqüilamente sem intervenções da Ciência que possa lhes causar danos talvez irreparáveis! Vamos prestar atenção para o assunto e buscarmos ler a matéria com mais calma e atenção! É de suma importância para nós e para que siagm respeitados os valores de Nossa Igreja e de Nosso Pai!

Anônimo disse...

Não adianta salvar uma vida colocando uma outra em risco, porque essa outra estando em processo de formação não deixa de ser uma criatura de DEUS. O que nos entristece muito é ver como o homem não está dando a mínima para os preceitos divinos. Sabemos que o avanço da ciência e necessário. entretanto, não podemos deixar de priorizar os ensinamentos do Senhor que é a preservação da vida seja qual for a sua etapa. Vamos Rezar ao Senhor para que possa tocar nos corações insensiveis desses homens e que eles possam fazer uso da inteligência, que cabe ressaltar é dada por Deus, em favor da preservação da vida de todos, ou seja, não melhorando e exterminando o outro.

EDVALDO BARROS disse...

NAO RESTA A MENOR DUVIDA QUE DEUS E O SENHOR DA VIDA, NOSSO PAI AMOROZO, AO CONTRARIO QUE QUE MUITOS DIZEM, QUE ELE NAO E NEM BOM E NEM MAL, ISSO E UM ABSURDO ELE DEU O SACRIFICIO DE SEU FILHO AMADO, NOSSO SENHOR JESUS,VOLTANDO AO ASSUNTO DA CIENCIA E DO ABORTO, SOU CONTRA O ABORTO CRIMINAL, EX UMA GAROTA FICA GRAVIDA DO NAMORADO E NAO ENCARANDO A SITUAÇAO PRATICA O ABORTO, HA ISSO EU SOU CONTRA, MAIS PENSEM NA SITUAÇAO ADVERSA ,A GAROTA FICA GRAVIDA POR UM ESTRUPO EDIONDO, DE UM SER REPUGNAVEL, COMO ENCARAR ESSA SITUAÇAO NA PELE , UM FILHO ORIGINARIO DE UMA MALDADE SEM FIM, E DIFICIL ENCARAR ESSA SIITUAÇAO , QUANTO AS CELULAS EMBRIONARIAS , E SEMPRE MAIS PRUDENTE SALVAR UMA VIDA JA EXISTENTE , QUE UMA QUE ESTAR POR VIR, ESSA AFIRMAÇAO E PROFETICA , ENTAO DEIXO CADA UM PENSAR NO QUE EXPUS.

Anônimo disse...

Será que os cientistas não se tocam que ao usarem embriões para pesquisas eles estão dedstruindo ou danificando uma vida humana? Será que eles não refletem sobre isso e não concluem que procurar a cura em pesquisas que não respeitam a vida não é maneira de agir? Será??? Ou será que suas ambições não permitem que eles vejam a vida por outro prisma mais cristão e divino? Uma pena...

Anônimo disse...

Deus nos deu a vida, quem samos nos para tira. Ele nos disse crescei e multiplicai

Anônimo disse...

Acho que a ciência vem exagerando nas suas experimentações, existem éticas a serem seguidas diante de tão delicado experimento, percebe-se que os homens estão a procura de manchetes e isso só pode dar um péssimo resultado. Certamente seres inocentes serão sacrificados para que a experimentação seja concluida e certamente as éticas exigidas não serão respeitadas. O mesmo acontece com o aborto, usá-lo para diminuir a marginalidade? Será que não é hora de investir nesta geração de forma a salvá-la das consequências dos políticos corruptos? Afinal no Brasil quase tudo é corrompido em prol de uma organização política que ainda não aprendeu a sua missão.

Anônimo disse...

ademir-goiania-go:
o aborto é inaceitavel,porém, vioolencia, guerra, tantas vidas sendo "abortadas" todos os dias,.;

José Donizete dos Santos disse...

Sr Edvaldo Barros nei por estrupo aborto já mais se não quer a criança espera nacer e faça uma doação tem muitos csais que não pode ter filhos e quer ter um este sim pença em Deus. Sobre o Imbrião e uma vida a nacer porque tirala deixe ela vim ao mundo de DEUS. Tá bom Ass José Donizete dos Santos.

Anônimo disse...

Sou Católica Apostólica Romana e nunca aceitarei o aborto, o uso da celula de um embrião, em fim tudo o que envolve destruir a vida. Deus é o Deus da vida, ele também nunca aceitaria tal situação.

Anônimo disse...

ACREDITO QUE DEUS ESTA PRESENTE EM TODAS SITUAÇOES. OS CIDADAOS QUE DEFEDEEM O CRIME DO ABORTO TAMBEM TEM DEUS,SOMENTE AINDA NAO DESCOBRIRAM. VAMOS LUTAR CONTRA ESSE CRIME SIM, MAS VAMOS INTENSIFICAR NOSSAS ORAÇOES EM FAVOR DA VIDA E DESTE SUJEITOS FAVORAVEIS A MORTE.